Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nós do Morro em "Bandeira de Retalhos"

Musical conta a história de resistência dos moradores do Vidigal

Publicado em 07/08/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

Para comemorar o sucesso dos 25 anos de existência do Nós do Morro, o grupo vai encenar a peça Bandeira de Retalhos − musical que conta a história de resistência pela qual passaram os moradores da favela do Vidigal, localizada na cidade do Rio de Janeiro. O texto é de Sérgio Ricardo e a montagem tem direção de Fátima Domingues e Guti Fraga.

Com um elenco de 21 atores já formados pelo Nós do Morro, o musical é também uma homenagem a Sérgio Ricardo, compositor e morador do Vidigal, que comemora 80 anos em 2012 e ainda mora no morro. Suas reconhecidas composições fazem parte da MPB e integram trilhas sonoras do Cinema Novo. Além da música, ele participou de espetáculos teatrais, dirigiu de filmes e é autor de livros de poesia, obras fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da comunidade. O espetáculo é dedicado ainda à memória de Fred Pinheiro, diretor e um dos fundadores do projeto Nós do Morro (1953-2010).

Na peça, os becos, os dilemas, as alegrias e as personalidades locais são a fonte de inspiração para que atores e cenários retratem com fidelidade aquele momento. Essa luta deu início à associação de moradores, que garantiu mais oportunidades à comunidade. Hoje o grupo se tornou uma das principais companhias teatrais do Rio de Janeiro revelando novos talentos para a televisão, para o cinema e para o próprio teatro.

Fundado em 1986, o Nós do Morro surgiu para difundir a arte e a cultura para os moradores do Morro do Vidigal, fossem eles jovens, crianças ou adultos. O projeto ministra cursos relacionados ao teatro e ao cinema, formando novos e capacitados profissionais.

O grupo – que já conquistou prêmios como dois Shell de teatro, Mambembe, Coca-Cola de Teatro Infantojuvenil, Orgulho Carioca, Cultura Viva e Menção Honrosa da Unesco − recebe o apoio e o patrocínio da Petrobras desde 2001, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do MinC. Cerca de 11 mil pessoas já passaram pelas oficinas do projeto, que mantém núcleos também em Nova Iguaçu e Saquarema.

Nós do Morro em Bandeira de Retalhos
quinta 23 a domingo 26 de agosto
às 20h
Sala Itaú Cultural (capacidade 247 lugares)
entrada franca - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[indicado para maiores de 16 anos]

Compartilhe