Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Roda de leitura”: encontros possibilitam a experiência coletiva de leitura

Em transmissão no YouTube do Itaú Cultural, as consultoras Renata Pimentel e Ana Estaregui apresentam o projeto

Publicado em 12/07/2021

Atualizado às 09:57 de 05/12/2022

Libras

A professora Renata Pimentel e a poeta Ana Estaregui falam, no dia 21 de julho, sobre a Roda de leitura, projeto que visa incentivar o exercício da leitura compartilhada. Em encontros quinzenais e independentes entre si, a começar em 4 de agosto, textos curtos, alternados entre prosa e poesia, são os objetos de reflexão e troca. Na apresentação, transmitida pelo YouTube do Itaú Cultural (IC), as consultoras contam, em detalhes, o que está por vir. A conversa tem a mediação de Tatiana Prado, gerente da área de Memória e Pesquisa do IC.

Veja também:
>>Conheça o YouTube do Itaú Cultural

Roda de leitura | foto: Girafa Não Fala

Renata Pimentel é graduada em letras, com mestrado e doutorado em teoria literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 2010, trabalha como professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (2002), Copi: transgressão e escrita transformista (2011), Da arte de untar besouros (2012) e Denso e leve como o voo das árvores (2015). Tem formação também em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia em dança contemporânea e artes da cena, escreve dramaturgia para teatro e roteiro para audiovisual, fora atividades de curadoria e pesquisa em artes visuais.

Renata Pimentel | foto: acervo pessoal

Ana Estaregui é poeta, formada em artes visuais pela Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap) e mestre em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Autora dos livros Chá de jasmim (2014) e Coração de boi (2016), sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em dezembro de 2018, recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria Poesia. Colabora no conselho editorial da revista Intempestiva e também realiza oficinas livres de criação em escrita e arte.

Ana Estaregui | foto: acervo pessoal

Roda de leitura Apresentação [com interpretação em Libras]
quarta 21 de julho de 2021
às 17h
on-line – YouTube do Itaú Cultural

[duração aproximada: 60 minutos]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe