Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rodas de Conversa – Arte e Arquitetura Moderna

Em cada Roda de Conversa propomos ao público – a partir de um tema relacionado à exposição em cartaz no Itaú Cultural – que participe com...

Publicado em 20/06/2014

Atualizado às 17:29 de 20/12/2018

Em cada Roda de Conversa propomos ao público – a partir de um tema relacionado à exposição em cartaz no Itaú Cultural – que participe com suas opiniões sobre o assunto discutido.

O tema do dia 8 de junho, Arte e Arquitetura Moderna, por ocasião da exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos, passeou pela história da arte através de exemplos de reproduções de pinturas representativas, chegando até a arte contemporânea. O objetivo do encontro era entender e contextualizar os períodos anteriores às obras de Oscar Niemeyer.

Também relacionamos o movimento modernista de 1922 com a produção da arquitetura moderna no Brasil, iniciada na década seguinte, a partir de imagens de obras da artista Tarsila do Amaral.

O grupo chegou à conclusão de que, apesar do mesmo nome ou marca temporal, o modernismo se deu de maneiras distintas na arte, na literatura e na arquitetura. Oscar Niemeyer foi classificado pelo grupo como um arquiteto que pensava suas construções como esculturas monumentais que tomam o espaço da cidade, integradas a ela e ao mesmo tempo destacadas dela em razão de suas formas simples, mas bastante diferentes do que se via até então.

A programação da exposição conta com Rodas de Conversa até julho. Se você quiser participar, consulte aqui a programação e os próximos temas abordados.

Para saber mais sobre o Modernismo Brasileiro e os outros artistas citados, consulte o site da enciclopédia do Itaú Cultural neste link.

Compartilhe