Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rogério Duarte * 1939 + 2016

O músico e artista gráfico Rogério Duarte faleceu nesta quinta-feira, 14 de abril, aos 77 anos. Em 2015, o baiano foi responsável pela...

Publicado em 15/04/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

O músico e artista gráfico Rogério Duarte faleceu nesta quinta-feira, 14 de abril, aos 77 anos. Em 2015, o baiano foi responsável pela exposição Marginália 1, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). O motivo de sua morte ainda não foi divulgado.

Rogério se tornou um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista nos anos 1960 e foi responsável pela capa de LPs de músicos renomados, como Gal Costa, Caetano Veloso, Jorge Ben e Gilberto Gil. Além disso, influenciou o trabalho do dramaturgo Zé Celso e participou do cinema novo, assinando o pôster de um dos filmes mais simbólicos do movimento, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

Seu engajamento político começou cedo e, no período ditatorial brasileiro, Rogério se tornou um dos grandes símbolos de resistência ao regime. Sua prisão junto com o irmão, Ronaldo Duarte, provocou uma reação entre os artistas e a mídia da época, que exigiram a libertação imediata dos “Irmãos Duarte”. A experiência do baiano nos dez dias em que ficou detido foi relatada no livro Tropicaos – lançado pela Azougue Editorial em 2003 –, que aborda ainda sua vivência e sua participação no movimento tropicalista.

Saiba mais na Encliclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe