Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2013-2014: PWS – Jingdezhen/CH

PWS – Jingdezhen/CH selecionado: Laerte Ramos Embora utilize técnicas diversificadas em seu trabalho (xilografia, serigrafia,...

Publicado em 21/07/2014

Atualizado às 20:56 de 02/08/2018

obra: PWS – Jingdezhen/CH
selecionado: Laerte Ramos


 

Embora utilize técnicas diversificadas em seu trabalho (xilografia, serigrafia, pintura, entre outras), é na cerâmica que Laerte Ramos concentra hoje seu interesse e, consequentemente, sua produção. E é em uma cidade chinesa de nome difícil para brasileiro pronunciar, Jingdezhen, mas mundialmente conhecida como “capital da cerâmica”, que o artista plástico aprenderá novas técnicas e aprimorará sua pesquisa artística. Na volta, ele divide o aprendizado adquirido em oficinas e exposições gratuitas. O projeto, chamado de PWS – Jingdezhen/CH, também resultará em um minidocumentário.

Laerte Ramos participará do PWS Residency Program, da instituição The Pottery Workshop, que recebe artistas para residir na China e aprender as técnicas tradicionais de escultura chinesa. Jingdezhen concentra a principal e mais antiga sede da iniciativa, já que a cerâmica é produzida por lá há mais de 1,7 mil anos – o que explica a alcunha de “capital da cerâmica”. Porém, Laerte Ramos não ficará apenas na cidade. Ele visitará outras sedes da instituição situadas em Pequim, Hong Kong e Xangai. A experiência vivenciada em cada um desses lugares será gravada e poderá ser vista no minidocumentário Jingdezhen.DOC. A ideia do vídeo é, segundo o artista, mostrar o lado “mais real e humano do aprendizado e do dia a dia de trabalho nos ateliês”.

As obras desenvolvidas por Laerte Ramos durante esse período serão expostas na China e no Brasil. O artista também propõe a realização de oficinas e palestras gratuitas em terras brasileiras, em que ele falará sobre a experiência do programa.


“Com a primeira participação de um artista brasileiro nesse projeto, abrimos portas para uma maior comunicação e conexão entre a arte de cada país trocando os saberes e selando novas parcerias para futuras exposições internacionais e intercâmbios culturais”, pontua ele.

Para o desenvolvimento do minidocumentário, Laerte Ramos contará com a ajuda de Francine Chang, já que o programa chinês possibilita a residência de um artista assistente. Francine o ajudará a captar as imagens e desenvolver o vídeo, mas também produzirá, simultaneamente, seu próprio trabalho/pesquisa autoral. Ele a indicou para a vaga graças aos conhecimentos prévios de Francine na produção de vídeos, assim como seu interesse por escultura e cerâmica.

Nascido em São Paulo, Laerte Ramos teve os primeiros contatos com a arte ainda criança na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Como muitos de seus mestres eram refugiados de guerras europeias, o tema bélico é muito presente em sua obra. Formado em artes plásticas, morou em residências artísticas em Paris, na Suíça e na Holanda. Foi selecionado na quarta edição do Programa Rumos Artes Visuais 2008-2009. Atualmente, trabalha no ateliê Studium Generale, no centro de São Paulo, onde realiza projetos, pesquisas e auxilia outros artistas no desenvolvimento de moldes e esculturas em cerâmica.

Compartilhe