Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2015-2016: Circodata

Estima-se que existam cerca de 1.500 circos itinerantes em atividade no Brasil. De pequeno, médio e grande portes, eles atuam nas cinco...

Publicado em 27/03/2017

Atualizado às 10:47 de 03/08/2018

Por Cassiano Viana

Estima-se que existam cerca de 1.500 circos itinerantes em atividade no Brasil. De pequeno, médio e grande portes, eles atuam nas cinco regiões do país e somam mais de 100 famílias e uma média de 5 mil artistas.

Apesar das mudanças pelas quais o circo passou desde o século XIX – quando chegaram ao Brasil as primeiras famílias ciganas e companhias de artistas vindas da Europa, da Ásia e de outros países da América do Sul –, “a magia do ‘maior espetáculo da terra’ continua preservada”, explica Cristina Bend, organizadora do Circodata. O projeto, que conta com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural, visa criar uma base de dados on-line de artistas circenses brasileiros – e estrangeiros que se estabeleceram no país.

circodata_logo

 

Cristina diz que é raro encontrar informações relativas ao universo do circo em dicionários e enciclopédias. “O Brasil possui dicionários ligados a todas as artes, menos à do circo”, observa. Ela também conta que a base de dados trará, principalmente, artistas do século XX – o que, segundo a organizadora, prova que o circo ainda faz parte do presente, e não só do passado. Os verbetes vão abordar desde famílias tradicionais até artistas do chamado novo circo, egressos das primeiras escolas circenses.

A pesquisa que resultou no Circodata teve início na época em que Cristina concluía o curso de letras na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e era aluna da primeira turma do Circo Escola Picadeiro – instituição idealizada por José Wilson Moura Leite, representante da terceira geração de artistas da tradicional família circense Moura. A partir daí, foram realizadas entrevistas com artistas em circos, escolas nessa área, residências e outros locais de convivência em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco.

O Circodata deve ser lançado em julho de 2017. Por enquanto, a base de dados já conta com 1.400 verbetes. Foram catalogadas 60 famílias e elaboradas 12 árvores genealógicas. O site ainda contará com fotografias, glossário e uma bibliografia.

[caption id="attachment_96970" align="aligncenter" width="268"]Uma das 12 árvores genealógicas elaboradas pelo projeto Uma das 12 árvores genealógicas elaboradas pelo projeto[/caption]

 

Compartilhe