Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos: quais os impactos de um novo modelo de edital sem amarras?

O programa Rumos Itaú Cultural é uma das importantes marcas da atuação do instituto no cenário brasileiro e uma referência de fomento à...

Publicado em 30/09/2014

Atualizado às 21:00 de 02/08/2018

O programa Rumos Itaú Cultural é uma das importantes marcas da atuação do instituto no cenário brasileiro e uma referência de fomento à nova produção de arte e cultura.

Em 2013, o programa completou 16 anos. As ações somavam público de mais de 5,1 milhões de pessoas e 1.130 artistas, pesquisadores e produtores selecionados.

A data também serviu para uma transformação radical no formato do Rumos, que passou a experimentar uma abordagem diferente, colocando em debate o modelo de edital consolidado no país. Apostou em criação sem amarras, sem área de expressão, formato, tamanho ou duração definidos. O artista e/ou pesquisador passou a ser o real protagonista e indutor do processo.

O resultado foi uma grande adesão –  mais de 15 mil projetos – e o interesse de diversas instituições, artistas e formadores de opinião. Os projetos passaram por uma criteriosa seleção, que envolveu a equipe do Itaú Cultural e uma comissão multidiscilplinar, com representantes atuantes na cena contemporânea.

Em 2014, foram anunciados os selecionados – 104 – e as atividades do instituto passaram a ser permeadas e oxigenadas pela experiência, convertendo em programação e produtos os resultados recebidos.

Para complementar as reflexões em torno dessas transformações, foi realizada uma pesquisa sobre o processo, apresentada a seguir.

Acesse aqui.

Compartilhe