Nascido em Moçambique em 1931, Ruy Guerra fez do Brasil seu país de adoção. Neste episódio, o cineasta, crítico cinematográfico e escritor compartilha histórias sobre sua vida e produção artística, e revela o filme que sonha fazer e que segue “entalado na garganta”.

A Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema e ao audiovisual nacional – também traz uma mostra especial com filmes de Ruy Guerra. Clique aqui e saiba mais.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2020.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast +70 aqui no site ou em aplicativos especializados, como Spotify, Amazon Music e Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Veja outras entrevistas em vídeo da série +70.

Saiba mais sobre Ruy Guerra na Enciclopédia Itaú Cultural.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Música: Edson Natale
Coordenadora do Núcleo de Música: Andreia Schinasi
Produção: Nadiele Sobral
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Roberta Roque
Apresentação: Edson Natale
Captação e finalização de som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha sonora: “Just a man”, Dia Musiq

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Imagem do cineasta Ruy Guerra. A foto mostra o rosto do artista, um homem branco, com barba e cabelos brancos. Ele está de óculos escuro. A imagem possui um filtro azul, com a identidade do podcast +70 do Itaú Cultural.
Ruy Guerra (imagem: divulgação)
Veja também

Série +70

Agora em formato de podcast, série mergulha na trajetória de artistas, educadores e intelectuais que falam do topo de uma experiência de mais de 70 anos