Acervos
A pintura possui ao centro duas serpentes de cor laranja com o corpo cheio de pontos pretos com borda vermelha. As duas serpentes formam o mesmo desenho de cada lado: o corpo no formato ondulado, fazendo uma volta no rabo, acima as bocas das serpentes se tocam, abaixo, as pontas das caudas se tocam. O fundo da tela possui várias cores demarcadas por recortes geométricos: acima das cobras sai um triângulo azul-claro, abaixo delas sai um triângulo marrom-escuro. Os tons de fundo são marrom-claro, bege, azul, amarelo e rosa. Em primeiro plano há vários traços grossos pretos que terminam em diferentes formatos de tridente, símbolos de uma entidade sagrada africana chamada Exu.
imagem: Ipeafro

Recortes sobre Abdias Nascimento

O educador Edinho Santos fala sobre o dramaturgo, ator, artista plástico e escritor: "O que Abdias ensinou é uma inspiração para minha vida"
Fotografia analógica com predominância da cor azul. Da metade da foto para baixo, águas do mar. Ao meio, um bote de pesca. Da metade para cima, o céu com poucas nuvens
imagem: Divulgação

Recortes sobre Vladimir Herzog

Educador do Itaú Cultural comenta três obras que estavam presentes na exposição sobre o jornalista
A imagem mostra obras de tamanhos variados. A mais alta, no centro, tem aproximadamente 1,80 m. Todas as criaturas são pintadas de preto, com olhos vermelhos e nariz e orelha pontudos e distorcidos.
imagem: André Seiti

Recortes sobre Véio

Educador do Itaú Cultural comenta três obras que estavam presentes na exposição sobre o Véio, que aconteceu em 2018