Nos dias 22 e 23 de junho, a acordeonista, cantautora, circense e socióloga baiana Lívia Mattos se apresenta em dois shows distintos no palco do Itaú Cultural (IC), mostrando o brilho de seu acordeom.
Na primeira apresentação, Lívia apresenta o show do seu novo álbum, Apneia (2022), trazendo uma sonoridade que reflete excessos, faltas de ar, suspensões e suspiros. Circulando entre canções e instrumentais, o disco parte da composição homônima – premiada pelo Festival da canção em 2020 – e conta com parcerias com artistas brasileiros como Ná Ozzetti, Armandinho, Carlos Malta, Ceumar, Marcos Suzano e Alessandra Leão, além do guineense Mu Mbana, da espanhola Irene Atienza e da egípcia Yasmine El Baramawy. Inspirada no desconforto do mundo, e na busca por novas formas de pensar e existir, Lívia mostra em suas composições a força da sanfona, em uma proposta instigante e autoral.
Já no dia 23, a artista faz o show Arraiá da sanfoneira, com a magia dos arraiais de São João em canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Marinês, João do Vale, Jackson do Pandeiro e muito mais.

Nascida em Salvador, na Bahia, a artista lançou seu primeiro álbum autoral, Vinha da ida, em 2017, com arranjos ousados, letras inventivas e fusões incomuns de raízes brasileiras e ritmos além da fronteira. Como instrumentista, integrou a banda de Chico César por oito anos; foi solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia; e participou de shows e/ou gravações de trabalhos de Rosa Passos, Badi Assad, Ceumar, Johnny Hooker, Alessandra Leão e Gero Camilo, entre outros nomes.
Lívia Mattos [com interpretação em Libras]
quinta 22 e sexta 23 de junho de 2023
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso a partir de 14 de junho, às 12h