O leque de possibilidades de experiências e criações artísticas do metaverso nos coloca frente a frente com os limites da realidade virtual, da realidade aumentada e da internet. É nesse espírito de experimentação e vanguarda que o projeto O peregrino digital nos convida a investigar o potencial da criação performativa no metaverso.
Contemplado pelo chamamento realizado pelo Itaú Cultural (IC) em 2022, o projeto de autoria do artista e pesquisador Régis Oliveira reúne o processo de criação e a investigação artísticas com o objetivo de explorar o metaverso como território para a prática da performance. O performer e o público habitarão de forma simultânea ambientes virtuais, sendo corporificados digitalmente através dos avatares. Nessa experiência singular, em que tecnologia e tradição se entrelaçam, o público é conduzido por quatro ambientes virtuais (santuários povoados de conteúdos autorreferenciados) conectados por portais. A obra busca investigar como a performance artística pode explorar o metaverso, especialmente em relação ao conceito de presença, a relação entre o performer e o público através dos avatares, suas corporeidades e expressividades e a construção do espaço performativo num ambiente totalmente virtual.
O projeto tem apresentações nos dias 25 de agosto e 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro, sempre às 19 horas, na plataforma Spatial. Para participar, faça sua inscrição gratuitamente neste link.
Régis Costa de Oliveira é artista visual e docente de artes visuais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). É especialista em arte e processos de criação pelo Sesc Maranhão, mestre em artes pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutor em artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Fbaul). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Arte e Educação (GPTAE), desenvolvendo projetos voltados para o uso artístico e educativo das tecnologias digitais, com ênfase para realidade virtual, realidade aumentada e metaverso.
O peregrino digital
sextas 25 de agosto, 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro de 2023
às 19h
[duração aproximada: 30 minutos]
on-line – plataforma Spatial
[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]
Para participar, inscreva-se gratuitamente aqui.