Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Novos nomes da fotografia no Brasil – Vitor Mareco – Campo Grande, Mato Grosso do Sul

A série apresenta os novos nomes e caminhos da produção fotográfica brasileira, de Norte a Sul do país

Publicado em 25/12/2020

Atualizado às 19:06 de 16/08/2022

por Cassiano Viana

Vitor Mareco tem 24 anos. Nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 1996. Ainda mora na cidade. Desde criança tinha curiosidade pela fotografia. "Ganhei minha primeira câmera na adolescência. Ali, criei minhas primeiras fotografias. Não eram as melhores fotos, mas foram suficientes para me motivar a experimentar e descobrir processos artísticos", conta. "Através disso, vi o mundo de um jeito diferente e me apaixonei pela fotografia e por tudo que ela me permitia criar, recordar."

Com o passar dos anos, Vitor foi cada vez mais se interessando pelos processos fotográficos, analógicos, por cinema etc. "Sempre fui de guardar memórias, e a fotografia para mim é isso, colecionar todos os tipos de memórias e sentimentos, criar imagens, expressar meu criativo e minha arte através de registros fotográficos", diz. "Eu me apego fácil às recordações, isso me motivou a fotografar, estudar fotografia e me expressar artisticamente; inspirações surrealistas e inúmeras vertentes das artes me ajudaram a transformar imagens do meu imaginário em fotografias."

Com a palavra, Vitor Mareco:

 (imagem: Vitor Mareco)

"Em 2012, com 15 anos, minha primeira experiência com fotografia analógica, autorretrato em 35 milímetros, revelado em papel fotográfico queimado e depois molhado. "

"Em 2015, uma das primeiras fotomontagens que fiz, quando comecei a estudar Photoshop, com inspirações surrealistas de sonhos e pesadelos que tinha na época." (imagem: Vitor Mareco)

 

"Fotoperformance de dança, com inspiração na caça às bruxas, fotografia feita a partir de uma performance de dança." (imagem: Vitor Mareco)
(imagem: Vitor Mareco)

"Uma das minhas fotografias favoritas, uma fotomontagem surrealista inspirada no trabalho do fotógrafo Kyle Thompson."

"Inspirado em obras renascentistas, quis trazer um pouco da estética de pinturas antigas na edição para algumas fotografias." (imagem: Vitor Mareco)
"Fotografia inspirada no folclore brasileiro, com referência dos editoriais de moda e maquiagem." (imagem: Vitor Mareco)
 (imagem: Vitor Mareco)

"Também inspirada em obras renascentistas, esta fotografia é um autorretrato e foi feita durante estudos de Photoshop que realizei no período de quarentena."

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light.

Compartilhe