Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aula aberta: “A crítica expandida: reflexão e intervenção” | Escola Itaú Cultural

Em atividade do curso Crítica de cinema, o professor Cléber Eduardo discute 25 anos de crítica no Brasil, seu pensamento e sua atuação prática

Publicado em 22/11/2021

Atualizado às 17:44 de 17/08/2022

A história da crítica de cinema, seu desenvolvimento como forma de pensar esse campo de expressão e de contribuir com seu futuro, é o mote da masterclass A crítica expandida: reflexão e intervenção, que será ministrada pelo professor, crítico e curador Cléber Eduardo no dia 1º de dezembro, às 19h, aqui no site, em uma atividade aberta do curso Crítica de cinema, sendo realizado pela Escola Itaú Cultural.

Desde sua origem, essa crítica buscou tanto refletir sobre as obras quanto transformar o ambiente criativo em que eram produzidas, por meio de textos, palestras, curadorias e filmes. Para abordar esse desdobramento, Cléber dará ênfase ao Brasil dos últimos 25 anos, tratando da atuação das revistas Cinética, Contratempo e Sinopse.

Cléber Eduardo é curador do Doc SP Lab – encontro internacional de documentário de São Paulo e coordenador do Festival online de filmes de inquietação (Fofi) e do Imersão doc. Foi professor e pesquisador do bacharelado em audiovisual do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), editor da revista Cinética e crítico da Contracampo e da Época. Publicou ensaios em livros e catálogos, especialmente sobre cinema brasileiro.

Crítica de cinema foi iniciado em setembro e segue até dezembro na Escola IC; a turma foi selecionada em julho. Conheça os cursos atualmente disponíveis.

Curso Crítica de cinema | aula aberta A crítica expandida: reflexão e intervenção
quarta 1 de dezembro
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – no site e no YouTube do IC

[livre para todos os públicos]

Compartilhe