Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aula aberta: “Histórias dos cinemas por meio da crítica” | Escola Itaú Cultural

As transformações e proposições que situam e implicam o cinema e o seu fazer crítico com o mundo serão debatidas durante a masterclass

Publicado em 30/08/2021

Atualizado às 17:48 de 17/08/2022

Libras

Os canais digitais do Itaú Cultural (IC) exibem, no dia 8 de setembro, às 19h30, a aula aberta Histórias dos cinemas por meio da crítica, com a professora, crítica e curadora Kênia Freitas. A masterclass abre o curso Crítica de cinema, realizado pela Escola Itaú Cultural entre 8 de setembro e 15 de dezembro de 2021 (já com inscrições encerradas).

A crítica de filmes se consolida em um movimento simultâneo e complementar com o próprio cinema. Se nas suas primeiras décadas o cinema oscilava em diversos ambientes e vocações, a sua instituição como arte narrativa, no início do século XX, passou por um intenso trabalho de legitimação. Um trabalho de diretores e produtores, mas também de escritos jornalísticos e teóricos na recepção do filme. Quanto mais o cinema se constituiu como narrativa e reivindicou sua especificidade, mais a crítica cinematográfica ganhou corpo e densidade.

Historicamente, o exercício de reflexão fílmica crítica foi feito por um grupo identitário localizado – em geral homens brancos, intelectuais das classes média e alta –, mas reivindicou-se como universal. Pensar a história do cinema por meio da crítica é ao mesmo tempo um exercício de revisão e ampliação do cânone crítico e de questionamento dos enunciados universais e unívocos, tanto no cinema quanto na crítica. Ressituar o fazer crítico a partir dos seus locais de enunciação, pontos de vistas e construções de mundo torna-se um dos objetivos dessa revisão histórica.

Em um momento de reconfiguração cultural das dinâmicas sociais, raciais, de gênero e sexualidade, práticas de uma nova cultura fílmica – mais horizontal e diversa – se afirmam cada vez mais.

Docente
Kênia Freitas é pesquisadora, crítica e curadora de cinema. Desenvolve pesquisa sobre afrofuturismo e cinema negro, e fez estágios de pós-doutorado [Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes)]  no programa de pós-graduação em comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB) (2015-2018) e no programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) (2018-2020). É doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) na linha de tecnologias da comunicação e estéticas (2015). Realizou a curadoria das mostras Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica, A magia da mulher negra e Diretoras negras no cinema brasileiro. Escreve críticas para o site Multiplot! e ministra cursos e oficinas sobre crítica, cinema negro, afrofuturismo e fabulações.

Masterclass: Histórias dos cinemas por meio da crítica [com interpretação em Libras]
com Kênia Freitas
quarta 8 de setembro de 2021
às 19h30
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – no site e no YouTube do IC

[livre para todos os públicos]

Compartilhe