Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Voltado para o audiovisual não hegemônico, curso de crítica de cinema abre inscrições

Processo seletivo ocorre de 6 a 13 de julho. Gratuito, o curso tem aulas com profissionais destacados no meio, entre 8 de setembro e 15 de dezembro

Publicado em 28/06/2021

Atualizado às 18:38 de 17/08/2022

A Escola Itaú Cultural tem inscrições abertas para o curso Crítica de cinema de 6 de julho, às 9h, ao dia 13 de julho, às 18h. Com aulas de 8 de setembro a 15 de dezembro, às quartas, das 19h às 22h, a formação aborda em viés teórico e prático diversas formas de crítica cinematográfica, com enfoque na produção audiovisual não hegemônica e não comercial – em especial no trabalho de mulheres, pessoas não brancas, LGBTs+ etc.

Veja também:
>> Curso introduz à produção de eventos culturais

Em 14 aulas, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. Os alunos deverão entregar ao final da formação um trabalho prático.

A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo. Lecionam Bernardo Oliveira (pesquisador, crítico de música e cinema), Carol Almeida (doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco), Cleber Eduardo (curador, professor e pesquisador), Heitor Augusto (curador e cofundador do instituto Nicho 54), Kênia Freitas (crítica e curadora de cinema), Juliano Gomes (editor da revista Cinética) e Sophia Pinheiro (doutoranda em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense).

São 45 vagas, com possível lista de espera. Para se inscrever, cadastre-se na Escola Itaú Cultural e acesse a página do curso, em que está disponível o edital. Será preciso preencher o formulário e enviar um comentário crítico sobre um filme, entre sete sugeridos, todos esses disponibilizados na plataforma Itaú Cultural Play. Os selecionados, além de receber a confirmação por e-mail, serão anunciados na plataforma da escola em 17 de agosto.

Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br. 

curso Crítica de cinema
de 8 de setembro a 15 de dezembro
das 19h às 22h

inscrições pela Escola Itaú Cultural de 6 de julho, às 9h, a 13 de julho, às 18h
divulgação da lista de selecionados em 17 de agosto

Compartilhe