Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cursos de circo e história da arte disponíveis na Escola Itaú Cultural

Os dois novos programas são autoformativos; para acessar as aulas, basta se cadastrar gratuitamente na plataforma de ensino

Publicado em 26/07/2022

Atualizado às 12:15 de 22/12/2022

A Escola Itaú Cultural lança dois cursos autoformativos para alunos interessados em história da arte e artes cênicas. Ambos – além dos demais programas disponíveis na plataforma de ensino – podem ser acessados gratuitamente e contam com certificação após a finalização, sendo necessário apenas se cadastrar em escola.itaucultural.org.br.

Saiba mais sobre os novos cursos lançados neste 26 de julho:

Circo social – as artes circenses como pedagogia de formação a partir da experiência da Escola Pernambucana de Circo (EPC)

O trabalho da EPC, com seus aspectos históricos, pedagógicos e artísticos, serve como exemplo e inspiração para instituições, artistas das artes circenses, trabalhadores da área de arte-educação e público em geral que se interessem pela pedagogia e pela metodologia do circo social. O programa parte de uma concepção de aprendizagem ancorada na ética e nos saberes das artes circenses, apresentando a metodologia aplicada na EPC, que há 25 anos desenvolve um trabalho de educação não formal na periferia do Recife (PE).

São compartilhados procedimentos que possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades e competências socioemocionais, como autoconhecimento, autoestima, coragem, superação de desafios, cooperação e colaboração no trabalho em equipe, concentração e empatia.

Constelação das artes – representação e autorrepresentação na história da arte brasileira: identidade, memória e decolonialidade

O objetivo deste novo curso da série Constelação das artes é discutir os múltiplos regimes de visibilidade vigentes e ausentes na história das artes brasileiras a partir de perspectivas raciais, geopolíticas e de gênero. São quatro módulos que abordam visões sobre a construção de si – identidade e desidentificação, ausência, autorretrato, representações cartográficas, trajetórias negras na arte brasileira e intimidade como práticas de memória e arquivo. O curso parte da formação das identidades nacionais como mote para a construção de narrativas sobre a história das artes, apresentando a multiplicidade de identidades e as interconexões entre as áreas de expressão.

O projeto Constelação das artes nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural. Outros cursos, já disponíveis na Escola IC, trazem temas como os corpos brasileiros na dança e a arte urbana.

Compartilhe