Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Uma nova Escola Itaú Cultural

A plataforma de formação do Itaú Cultural reabre com novos cursos gratuitos em vários campos culturais e artísticos

Publicado em 12/04/2022

Atualizado às 11:00 de 23/06/2022

Uma nova Escola Itaú Cultural está disponível para o público que quer se aprofundar nos diversos campos da arte e da cultura. A plataforma gratuita de formação do Itaú Cultural inaugurada em 2020 reabre após um período de reformulação com novidades em suas funcionalidades e seu design e apresentando novos cursos.

Neste primeiro momento, são 11 cursos autoformativos prontos para os alunos. Nesse formato, sem a mediação de um tutor ou professor, o aluno faz a gestão de seu próprio tempo para concluir o curso dentro do período estabelecido. Vale lembrar que todos oferecem certificação após a conclusão.

Acesse escola.itaucultural.org.br, faça o seu cadastro gratuito e comece a estudar!

Confira abaixo os programas disponíveis no momento (lançamentos quinzenais). Nesta página, você encontra mais detalhes de cada um deles.

Acessibilidade no campo cultural

Qual é a presença da diversidade e de pessoas com deficiência em equipamentos culturais? E quais são as barreiras encontradas por esse público? Essas e outras reflexões serão postas no curso Arquitetura inclusiva e espaços culturais, dividido em dois módulos:

Da arquitetura à formação de público
Acessibilidade das exposições e curadoria diversa

Capacitação para professores

Professores, chegou a hora de vocês voltarem a ser alunos! O Percurso nas artes para professores ajuda a aprofundar os conteúdos de artes e linguagens de expressão para utilização nas salas de aula. Três cursos compõem a formação:

Arte e ciência
As artes do corpo como metodologia
Música e seus desdobramentos

Cultura e alimento

Que tal estudar a relação dos alimentos com a cultura? Quais são os aspectos sociais, históricos e culturais associados à alimentação? Felipe Ribeboim investiga essas relações em dois cursos:

Cultura alimentar: o alimento e suas relações
Escritas gastronômicas

Arte urbana

Que tal constituir um panorama histórico sobre arte urbana no Brasil? No curso Constelação das artes: arte urbana, vamos trabalhar essa construção com base na ideia de identidade nacional, cultural e histórica a partir do espaço público.

Os corpos brasileiros na dança

No curso Constelação das artes: os corpos brasileiros na dança, são exploradas as várias potencialidades e o desdobramento histórico da dança. Os alunos discutem concepções diversas a partir de perspectivas teóricas decoloniais e dos saberes afro-ameríndios.

Questões de gênero e identidade

Como trabalhar a representação de pessoas LGBTQIA+ no teatro e no cinema? O curso Dramaturgia pluriversal I – narrativas LGBT+ foca na elucidação dos processos analíticos de construção desses personagens nas principais linguagens cênicas.

Histórias e artes

Você já visitou as mostras permanentes do Itaú Cultural no Espaço Olavo Setubal? Que tal conhecer novas perspectivas e vivências nas áreas de história e artes com um time diverso de educadores? Faça o curso Histórias do Brasil e das artes – módulo 1!

Compartilhe