Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dia da Fotógrafa: conheça o trabalho de seis artistas que já passaram pela programação do IC

Data marca a possível chegada do daguerreótipo pela primeira vez ao Brasil, em 1840

Publicado em 08/01/2021

Atualizado às 19:05 de 16/08/2022

A prática fotográfica tem duas datas para celebração oficial no Brasil. A primeira em 19 de agosto, quando se comemora mundialmente a divulgação do daguerreótipo pela primeira vez, no ano de 1839, e a segunda em 8 de janeiro, data que marca o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo e a possível chegada do aparato ao país, em 1840.

Em homenagem ao profissional por trás das lentes, e tentando reparar uma falha dos buscadores que não reconhecem a efeméride quando pesquisada como “Dia da Fotógrafa”, relembramos abaixo seis artistas brasileiras e estrangeiras que já passaram pela programação do Itaú Cultural (IC). São elas Claudia Jaguaribe, Livia Corona, Luisa Dörr, Gihan Tubbeh, Renata Castello Branco e Helena de Castro.

A fotógrafa Claudia Jaguaribe, em depoimento ao Boletim Observatório Itaú Cultural, descreve a construção de EntreVistas, instalação que reúne fotoesculturas, projeções em videomapping e dois murais, um com fotografias panorâmicas aéreas e outro do interior de residências. Ela trata de como diferencia sua obra ao optar pela construção de uma ideia e trabalhar com modificação de imagens originais.

Livia Corona é fotógrafa graduada pela Art Center College of Design, de Pasadena, na Califórnia, e tem como foco principal de seu trabalho as comunidades surgidas nas regiões de fronteira com o México. Uma de suas obras mais contundentes chama-se Two Million Homes for Mexico, projeto contemplado pela bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foundation.

Nascida em Lajeado (RS), Luisa Dörr ganhou projeção internacional aos 29 anos, em 2017, quando foi convidada pela revista Time para retratar mulheres norte-americanas pioneiras e influentes em seus respectivos campos de atuação – entre elas Hillary Clinton, Ellen DeGeneres, Oprah Winfrey e Serena Williams. Doze desses registros deram origem a capas da publicação, numa série de reportagens intitulada "Firsts: women who are changing the world".

A fotógrafa foi entrevistada por Cassiano Viana. Acesse a matéria aqui.

A peruana Gihan Tubbeh foi uma das artistas apresentadas na coletiva Ainda Há Noite, em cartaz no Itaú Cultural (IC) em 2019. Para Jorge Villacorta, importante crítico de arte e curador peruano, De Tiempo en Tiempo, un Volcán Estalla, de Tubbeh, é uma tentativa de recomposição de um mundo esfacelado.

Leia o texto de Cassiano Viana aqui.

Conheça o processo criativo de Renata Castello Branco, fotógrafa brasileira apresentada na exposição Fotonovela: Realidade Simulacro Fantasia, sobre a fotografia latino-americana contemporânea, em cartaz no IC em 2013.

Mergulhe no trabalho de Helena de Castro, fotógrafa brasileira que também esteve presente na mostra Fotonovela: Realidade Simulacro Fantasia.

Compartilhe