Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: assista às aulas de ilustração com Tiago Lacerda

Em cinco vídeos, o artista apresenta técnicas de criação de personagens e fotografias desenhadas

Publicado em 05/08/2020

Atualizado às 15:04 de 04/09/2020

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de junho e julho, Tiago Lacerda ministrou cinco oficinas de desenho. Em 2005, Tiago formou-se em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber. Atualmente, faz ilustrações para revistas, jornais e livros infantis, além de publicar suas histórias em quadrinhos. 

Confira as aulas a seguir:

Aula 1: Nesse encontro, o ilustrador e quadrinista Tiago Lacerda explica que um personagem simples não precisa ser simplório e pode contar uma boa história. Observe as suas características físicas, os objetos e as roupas que usa e corra para colocar tudo no papel. Para a aula, separe papel sulfite ou caderno, lápis ou lapiseira, caneta ou canetinhas e borracha – e mãos à obra.

Aula 2: Crie uma história ilustrada dentro de um quadrinho, em que você – quer dizer, o seu personagem – é o protagonista. Muito difícil? Assista ao vídeo do ilustrador e quadrinista Tiago Lacerda, segunda aula desse curso on-line, e entre nessa brincadeira. Separe papel sulfite ou caderno sem pauta, lápis ou lapiseira, borracha, um espelho e uma foto sua.

Aula 3: Você sabe colocar emoções e manifestar sentimentos em personagens criados por você? Tiago explora expressões de alegria, raiva e tristeza, alterando apenas o formato e a posição da sobrancelha e da boca. Você pode utilizar isso também para gestuais do corpo. Separe sulfite ou caderno sem pauta, lápis ou lapiseira, borracha e um espelho. Terminada a aula, você já pode criar seus próprios personagens. 

Aula 4: Que tal tentar desenhar o reino animal? Você deve se lembrar de vários personagens animais com características humanas, ou seja, personagens antropomorfizados. Conheça o passo a passo para criar o seu com Tiago Lacerda, ilustrador e quadrinista. Os materiais para acompanhar a aula são: sulfite ou caderno sem pauta, lápis ou lapiseira e borracha.

Aula 5: Em sua quinta e última aula, Tiago explica o passo a passo para criar um álbum de fotografias desenhadas. Você pode se inspirar em algum álbum de família, em fotos que já viu ou postou no Instagram e, principalmente, contar com sua memória para criar desenhos de paisagens e pessoas. Os materiais para acompanhar a aula são: sulfite ou caderno sem pauta, lápis ou lapiseira e uma borracha.

Compartilhe