Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Expedição brasiliana”: faça uma cabana em casa

No segundo episódio da quarta temporada, vamos preparar tudo de que precisamos para acampar

Publicado em 13/11/2021

Atualizado às 17:42 de 17/08/2022

Você saberia responder o que toda casa – moradia – tem em comum? Se respondeu que o fator principal é ela ser um lugar onde se abrigar, fugir da chuva e do vento – ainda que com eventuais goteiras ou janelas quebradas –, onde dormimos e trocamos de roupa… foi no caminho certo! No entanto, se pararmos para listar todas as formas de moradia, teremos uma diversidade de opções: algumas possuem um único cômodo, outras têm vários. Em algumas o banheiro é fora da casa, em outras está dentro dela. Há casas de quatro rodas, que são os trailers, e também barcos que são utilizados como moradia. Existem diversos tipos de casa: o material disponível e a localidade dizem muito sobre como elas são construídas.

Neste episódio, convidamos você a olhar dentro de sua casa para buscar materiais, objetos e locais que possam fazer parte de seu acampamento. Que lugar seria melhor? Será que aquele perto da janela onde bate sol à tarde? Ou será que no seu quarto? Fazendo essa brincadeira de perguntas e respostas, e após decidir o local e terminar de construir sua cabana, é o momento de levar objetos essenciais! Quais seriam eles? Sugiro uma almofada para conseguir deitar-se e ficar confortável, um livro para passar o tempo. E as outras coisas você que decide!  

Estando dentro da sua cabana, e olhando pela sua portinha, o que você vê e escuta? Se registrasse tudo o que vê no acampamento em algumas páginas, o que teria no final? Que tipos de coletânea de imagens você vai ter?

Há mais de 400 anos, artistas pesquisadores europeus – chamados de naturalistas – saíam de suas terras para chegar ao Brasil com o intuito de registrar, através de suas observações, as diversidades de flora e fauna existentes nas localidades pelas quais passavam. Na Coleção brasiliana Itaú, temos como exemplos os naturalistas George MarcGraf e Guilherme Piso, que publicaram a obra Historia naturalis brasiliae (1648), livro que concentra todo o conhecimento sobre a natureza brasileira até então

Convidamos você a registrar o seu acampamento por meio da escrita ou de desenhos. Para estimular a criação dessas páginas, utilize o material baixável disponível aqui. A história de Joca e seu amigo Lúcio continua na tirinha disponível neste link.

Como inspiração para você entrar nessa jornada com a gente, deixamos abaixo algumas referências:

Casas do Brasil: conexões paulistas;
Prospecto das casas da Vila de Oeiras, que se acha situada na margem setentorial do Rio Araticú, 2 léguas acima da sua foz;
Juru-Mirim no Tietê;

Alexander von Humboldt, cientista e explorador;
Pantanal, hoje ameaçado, encantava os naturalistas do século XIX;
Historia naturalis brasiliae;
Atlas dos Viajantes no Brasil.

Desenho com uma caixa pintada de vermelho, com uma árvore desenhada nela e o escrito cabana do joca, co uma fenda aberta. Ao lado da caixa há uma janela e no chão uma planta e materiais de pintura.
(imagem: Itaú Cultural)
Compartilhe