Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

90 anos da morte de Santos Dumont, o pioneiro da aviação

O mineiro entrou para a história ao projetar e construir os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina

Publicado em 23/07/2022

Atualizado às 16:44 de 22/07/2022

O dia 23 de julho de 2022 marca os 90 anos da morte do aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), conhecido como o pai da aviação. Nascido em 20 de julho de 1873 em um sítio em Palmira – município atualmente chamado Santos Dumont (MG) –, o mineiro foi responsável por projetar e construir os primeiros balões dirigíveis impulsionados por motor a gasolina.

Em 19 de outubro de 1901, ele realizou o célebre voo ao redor da Torre Eiffel com seu dirigível Nº 6, em um percurso que durou cerca de 30 minutos, a uma altura de 250 metros. No mesmo ano, Santos Dumont conquistou o Prêmio Deutsch por ter sido o primeiro a realizar tal feito.

Filho de engenheiro, era afeiçoado às máquinas desde a infância: com apenas 7 anos, ele já operava aparelhos a vapor na fazenda do pai e, aos 12, guiava locomotivas. Aos 19 anos, decidiu estudar na França, onde descobriu o motor a explosão e o automobilismo. Ao longo dos anos seguintes, ele criou balões, aeroplanos e dirigíveis, como o conhecido 14-Bis, feito em 1906.

Santos Dumont, que se tornou uma personalidade conhecida em todo o mundo no início do século passado, também foi responsável por outras invenções, dentre elas o chuveiro de água quente, com aquecimento à alcóol. O aeronauta morreu aos 59 anos, após tirar a própria vida em um quarto de hotel em Guarujá, litoral norte de São Paulo.

null

EXPOSIÇÃO

Em 2016, o Itaú Cultural apresentou pela primeira vez a exposição que remontou a trajetória de Santos Dumont, que se dedicou ao design, à ciência e à inovação. Foi possível passear por diversos lugares e momentos que fizeram parte da história do inventor.

Objetos, documentos e fotos integraram a exposição, com imagens que resgataram os balões, os dirigíveis e os aeroplanos produzidos pelo homenageado. Foi feita ainda uma reprodução de sua biblioteca, com as obras que o inspiraram e outras de sua própria autoria. Veja aqui a publicação. 

Compartilhe