Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dezembro de 2021: veja os destaques do Itaú Cultural no mês

Abertura de exposições e ações on-line marcaram o último mês do ano

Publicado em 05/01/2022

Atualizado às 16:51 de 12/09/2022

O ano de 2021 foi marcado por uma variedade de ações e lançamentos do Itaú Cultural (IC), tanto na sua sede, na Avenida Paulista, quanto – e principalmente – no ambiente on-line. Entre os destaques, a abertura da exposição sobre o artista visual Tunga veio para encerrar o ano após as mostras de Beatriz Milhazes e Geraldo de Barros. Tunga se junta às ocupações sobre Paulo Freire e Benjamim de Oliveira, que seguem abertas para a visitação do público. Já no ambiente virtual, a organização permanece trazendo ações diversas e para diferentes públicos, num formato multimídia. 

Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Abertura de Tunga: conjunções magnéticas

A grande abertura do mês ficou por conta da exposição Tunga: conjunções magnéticas, em cartaz desde 11 de dezembro e com correalização do Instituto Tunga. A mostra celebra a produção artística de Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, o Tunga. O artista, dono de um universo imaginativo único e de uma produção refinada, é figura emblemática das artes visuais do país.

Além das visitas presenciais, uma série de vídeos com entrevistas será lançada aqui no site e no canal do YouTube.

Fotografia colorida de Tunga, homem branco com cabelo grisalho, de calça vermelha, camisa branca, blazer preto e sapato marrom, em pé curvado para baixo desenhando no chão, Ao fundo uma de suas obras e do seu lado esquerdo um desenho.
Tunga (imagem: Gabi Carrera)

Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural: nova mostra on-line

No ambiente on-line, a mostra Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural – lançada no dia 16 de dezembro – reúne obras que integram o acervo audiovisual da organização, com trabalhos produzidos no Brasil ao longo das últimas seis décadas. Diferentes recortes desse conjunto já foram exibidos presencialmente em dez cidades do país; agora, a seleção pode ser vista pela primeira vez em um ambiente virtual criado especialmente para ela.

Esta é a segunda exposição on-line disponibilizada pelo IC, que em dezembro de 2020 lançou um recorte da coleção de fotografias modernistas do seu acervo, através do Google Arts & Culture.

Veja também:
>> Os artistas e pensadores celebrados nas exposições em 2021

Revista Observatório totalmente on-line

A Revista Observatório, atualmente em sua 30a edição, apresentou em dezembro uma versão renovada e exclusivamente digital. Nesta nova fase, que passa a ser trimestral, além de artigos com vários pesquisadores da área, a publicação traz entrevista em vídeo e episódios de podcasts. A Revista Observatório 30 | Artes das cenas – as cênicas no digital aborda os impactos da tecnologia nos processos de criação e fruição das artes cênicas no cenário pandêmico.

Confira aqui todo o conteúdo multimídia da edição.

Revista do Observatório 30
(imagem: imagem: Itaú Cultural)

Webinário sobre acessibilidade na cultura e na educação

No dia 7 de dezembro, o IC, em conjunto com a Folha de S.Paulo, promoveu o webinário Somos plurais, evento que abordou soluções acessíveis e simples que podem ser realizadas em instituições culturais com o objetivo de implementar a acessibilidade em programações presenciais e on-line e apresentou cases de sucesso. As mesas contaram com especialistas no assunto e marcaram uma continuidade do trabalho apresentado na publicação Somos plurais, desenvolvida pelo IC em parceria com o Instituto Alana.

Novidades na Itaú Cultural Play

Entre as novidades da Itaú Cultural Play, streaming gratuito dedicado ao audiovisual e ao cinema brasileiro, foram disponibilizadas importantes mostras que continuam reforçando a diversidade presente na plataforma. Entre os trabalhos, cinco filmes de Hector Babenco, que enfocam temas políticos e sociais, e três obras da franco-colombiana Paula Gaitán, além de títulos do documentarista Vincent Carelli, do diretor e produtor de animações Marcos Magalhães e da diretora, roteirista e fundadora da Preta Portê Filmes, Juliana Vicente.

Acesse a plataforma neste link.

Em casa com Zuza

Em dezembro, o IC lançou o primeiro de uma série de vídeos deixados pelo escritor, jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello – falecido em outubro de 2020, aos 87 anos – e doados por sua esposa, a produtora cultural Ercília Lobo. Nos pequenos vídeos, gravados durante a primeira fase do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, Zuza comenta assuntos diversos relacionados à música.

Efemérides

Avenida Paulista, um cartão-postal que faz 130 anos

Vale mais o coração: 20 anos da morte de Cássia Eller

Compartilhe