Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dia do teatro e do circo! Aproveite de casa uma seleção de atividades e conteúdos

Aulas de teatro para crianças, debates e conteúdos especiais sobre as artes cênicas em destaque no nosso site

Publicado em 27/03/2021

Atualizado às 16:09 de 24/03/2021

Respeitável público!

Neste 27 de março, data que marca o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, o Itaú Cultural (IC) destaca atividades e conteúdos sobre as artes cênicas para você aproveitar de casa enquanto não podemos voltar aos palcos e às plateias.

Vale lembrar que a Escola IC abrirá no próximo dia 6 de abril o curso Estudos para cenas elétricas – saiba mais aqui. E, a partir de 1º de abril, começa uma programação especial do Crítica em movimentoconfira os detalhes neste link.

Aulas de teatro on-line para as crianças

No ano passado, o IC para crianças trouxe dez aulas de teatro com a atriz e arte-educadora Thaís Povoa. Os vídeos propuseram vivências que podem ser experimentadas de casa e estimulam a criação de espaços sensíveis para a imaginação e a expressividade das crianças.

Aproveite as aulas que continuam on-line no nosso canal do YouTube!

Espetáculo infantil para ver de casa

Dirigido por Anderson Spada, Olga, a pulga foi criado pela atriz e palhaça Tereza Gontijo. Na peça, Tereza interage com materiais como papelão, sacolas plásticas e uma trena, dando novos sentidos a eles. A história chega a um ponto crítico quando a moça acidentalmente esmaga sua parceira. Como o show poderá continuar?

Clique aqui para assistir à programação on-line e com interpretação em Libras – disponível até o próximo sábado, 3 de abril, no nosso canal do YouTube.

Cena do espetáculo Olga, a Pulga
Cena do espetáculo Olga, a pulga (imagem: Giuliana Cerchiari)

Já assistiu ao Camarim em cena?

O camarim é um espaço ritualístico onde o artista tira sua máscara e revela sua sintonia com a arte. Um lugar íntimo e, por isso mesmo, único. Esse cenário molda o programa Camarim em cena, série de entrevistas produzidas pelo IC e exibidas em 2020 aqui no nosso site.

As conversas tiveram a participação de artistas do teatro, da dança e do circo, como Zé Celso, Andrea Beltrão, Maria Alice Figueiredo, Angel Vianna e Laura Cardoso.

Sob a lona em movimento: o circo em debate

O circo é uma linguagem cênica que carrega a multiplicidade na sua essência. Sua existência secular, mutante e movente é complexificada, porosa e, como toda arte contemporânea, reinventa-se a cada dia.

No ano passado, durante o Festival arte como respiro, o circo foi tema de um debate especial conduzido por Galiana Brasil, gerente de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e com a participação de Erminia Silva, Lívia Mattos e Fátima Pontes.

Se você não viu, vale acompanhar a conversa neste link.

(imagem: Ricardo Avellar)

Artista por trás da cena

Nesta série de vídeos produzidos pelo Itaú Cultural, profissionais que trabalham nos bastidores de espetáculos cênicos falam de suas funções: cenografia, luz, figurino e direção de arte são alguns dos temas abordados. São seis episódios que contam com a presença dos iluminadores Marcelo Flecha, Iara Souza, Renato Machado e Luciana Raposo, do designer e diretor de arte Guilherme Luigi e da figurinista Simone Mina.

Todos os vídeos contam com interpretação em Libras. 

Para ler e refletir

O ator Lima Duarte, homenageado na Ocupação Itaú Cultural entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, participou ativamente de um dos grupos mais importantes do nosso teatro: o Teatro de Arena. Neste texto, a diretora, dramaturga, pesquisadora e atriz Isabel Teixeira relembra esse período fundamental na carreira de Lima

Imagem preto e branco da peça Arena Conta Bolívar, em 1970. Os atores estão reunidos no palco, formando um círculo. Cada um está olhando para um canto, fazendo uma pose. Um jovem Lima Duarte está no centro da imagem, com os braços levantados.
Cena da peça Arena Conta Bolívar, em 1970, no Teatro de Arena, com Lima Duarte (imagem: Derly Marques)

Leia também:

Em nova praça: o circo na era das lives e das transmissões on-line

No palco físico ou digital, a arte do teatro urge

Compartilhe