Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Por aí: 13ª edição da FestiPoa Literária acontece virtualmente

Entre os dias 13 e 17 de maio de 2021, a festa literária de Porto Alegre homenageia Ana Maria Gonçalves e Sergio Vaz

Publicado em 11/05/2021

Atualizado às 12:22 de 18/07/2022

Debates, saraus, ações formativas e lançamentos de livros: esses são quatro dos pilares que formam a festa literária de Porto Alegre (FestiPoa Literária). Realizada desde 2008, a edição deste ano ocorre totalmente on-line, de 13 a 17 de maio. Os homenageados da vez são a escritora Ana Maria Gonçalves e o poeta Sergio Vaz. Além deles, a programação conta com autores como Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Conceição Evaristo e Angélica Freitas. Ao site do Itaú Cultural (IC), Fernando Ramos, idealizador e coordenador do evento, contou mais sobre a trajetória da FestiPoa Literária e sobre outros projetos de natureza semelhante, todos unidos em torno de um objetivo comum: aproximar o público da literatura – arte que é, nas palavras dele, “um mistério óbvio e transcendente”.

Ana Maria Gonçalves | foto: Editora Record

>> Siga a FestiPoa Literária nas redes sociais para conferir a programação completa:
YouTube: @festipoaliteraria
Facebook: @festipoaliteraria
Instagram: @festipoaliteraria

Qual é a sua lembrança mais antiga em relação aos livros e à leitura?
A leitura em voz alta na sala de aula, quando criança, do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade.

Como e quando surgiu a FestiPoa Literária?
A FestiPoa Literária surgiu como ideia no final de 2007 e como realização em abril de 2008. Essa festa literária aparece em um contexto em que há muitos outros eventos similares, cuja inspiração inicial foi a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). No caso da FestiPoa, além do sopro da Flip, mais duas inspirações fortes são a Balada Literária, idealizada pelo querido amigo Marcelino Freire, e a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, criação da professora Tania Rösing. A propósito, vocês sabem o que aconteceu com a Jornada? Por que ela não é mais a Jornada que todos conhecemos há cerca de 30 anos? Que passividade é a nossa que deixamos o maior programa de leitura voltado para a literatura, a maior e mais antiga festa literária, ficar à míngua, sem qualquer reação, sem qualquer protesto?

Como se deu o processo de organização desta edição totalmente on-line?
Com algum desafio e certa calma para poder entender como uma festa literária pode ser realizada no espaço dito virtual. Ainda não sabemos como será na prática. O processo de pensar uma programação on-line, em si, não se distancia tanto do que era antes da pandemia, mas a elaboração e a execução das atividades passam por lugares e ferramentas diferentes.

Os autores homenageados neste ano são Ana Maria Gonçalves e Sergio Vaz. Por que essas escolhas? Quais sentimentos suas obras despertam em você?
Ana Maria Gonçalves escreveu, possivelmente, o romance mais importante do início de século e milênio no Brasil (Um defeito de cor). Sergio Vaz é um grande poeta e fez parte de uma geração inteira de poetas que, até pouco tempo atrás, muitos leitores não conheciam ou não queriam conhecer. Esses são alguns dos motivos para homenageá-los. Os sentimentos que as obras de Ana e de Vaz despertam em mim são a revolta consciente e a alegria da beleza.

Você pode indicar um livro de cada um dos autores?
De Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor (2006). De Sergio Vaz, Literatura, pão e poesia (2011).

Sergio Vaz | foto: Jairo Goldflus

O que você espera para o futuro da FestiPoa?
Eu espero que ela prossiga, que possa se fortalecer e se estruturar melhor em todos os sentidos. Que o trabalho com a equipe competente e dedicada siga para que a FestiPoa aconteça ano após ano.

A série Por aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Compartilhe