Seleção de filmes do festival fica em cartaz até dia 24 de agosto
Publicado em 07/08/2025
Atualizado às 16:54 de 07/08/2025
O 48º Festival Guarnicê de Cinema desembarca na IC Play hoje, 7 de agosto, com uma seleção especial de sete filmes participantes da edição de 2025 do festival. A mostra fica em cartaz na plataforma até o dia 24 de agosto.
Um dos mais antigos festivais de cinema brasileiro em atividade, o Guarnicê foi criado em 1977 – na época com o nome de Jornada Maranhense de Super 8 – por iniciativa do Cineclube Uirá e apoio da Coordenação Artística e Cultural (CEAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PREXAE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, a organização é responsabilidade da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFMA.
A 48º edição do festival, cuja programação presencial ocorreu entre 30 de julho e 6 de agosto, homenageou a cineasta Tássia Duhr e o ator Silvero Pereira. Entre os destaques do evento, o Itaú Cultural conferiu o Prêmio IC Play ao filme Piraí – os cantos da encantaria Akroá Gamella, de Diego Janatã e Djuena Tikuna, disponível nesta seleção especial disponível na plataforma.
Além do título premiado, a seleção conta com os filmes: Fogo, murro e coice, de Denis Carlos; A história do início do surf no Maranhão, de Marcelo Vasconcelos; Onça, de Keyci Martins; Cavalo marinho, de Leo Tabosa; Nhandê, de Elisa Telles e Begê Muniz; e O rancho da goiabada, ou pois é meu camarada, fácil, fácil não é a vida, de Guilherme Martins.
A IC Play também adiciona ao seu catálogo o vencedor do Prêmio IC Play da edição de 2024 do festival: o curta-metragem João de Una tem um boi, de Pablo Monteiro e Coletivo LAB+SLZ.
Confira abaixo mais informações sobre as estreias:
João de Una tem um boi (2024)
Na zona rural de São Luís, no Maranhão, o terreiro chefiado por Pai Joan anualmente celebra o ritual da morte do boi Estrela, de João de Una, entidade da encantaria maranhense. A potência da comunidade, religiosidade, sagrado e profano emergem e se confundem, entre tambores e matracas. Realizado em apenas dois dias, em Itapera do Maracanã, o filme é fruto de uma oficina com 15 alunos negros de comunidades periféricas.
48º Festival Guarnicê de Cinema na IC Play
Piraí – os cantos da encantaria Akroá Gamella (2024)
Na baixada maranhense, o povo Akroá Gamella canta sua resistência num processo de retomada de território e identidade. Com a força dos encantados e do pai João Piraí, a música os fortalece na busca por seu corpo-território-espírito, ancestralidade e futuro como povo originário.
Fogo, murro e coice (2024)
No interior do estado do maranhão, especificamente em Anajatuba, o Tambor de São Benedito é dançado por homens. Sem fantasias ou fardas a dinâmica da brincadeira se dá de forma bem especifica, ressaltando a figura masculina em seus vários momentos.
A história do início do surf no Maranhão (2023)
Entre depoimetnos e imagens de arquivo, o filme resgata a cronologia das duas primeiras décadas, de 1970 a 1990, da prática do surf nas praias do Maranhão, passando pelos pioneiros, competições e curiosidades.
Onça (2024)
Um mergulho nas memórias afetivas da diretora e roteirista, que revive os feriados de Páscoa no povoado de sua familia. Sob a liderança de seus avós, a família se reúne em torno de tradições que preservam a cultura maranhense.
Cavalo marinho (2024)
Francisca, uma viúva de 70 anos, guarda um segredo. Com a visita de seu filho, na véspera de São João, ela teme que a verdade sobre seu passado seja revelada e exploda como fogos de artifício.
Nhandê (2025)
Sara tem 12 anos, mora no Amazonas e começa a se relacionar afetivamente com outros jovens de sua idade. No entanto, acontecimentos sobrenaturais e visões de alguns rituais indígenas, alteram a sua vida, despertando sua consciência.
O rancho da goiabada, ou pois é meu camarada, fácil, fácil não é a vida (2024)
Um dia da vida de Alex como trabalhador rural, colhendo cana de açúcar no interior do Brasil e um dia da vida de Alex como lavador de louça/vendedor ambulante em trens na grande cidade de São Paulo.