Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itamar Assumpção ganha museu virtual com tradução em iorubá

Parceiro do Itaú Cultural (IC), o MU.ITA terá uma mostra permanente sobre o artista e exposições de curta duração

Publicado em 17/11/2020

Atualizado às 18:42 de 26/08/2022

Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, um novo museu será inaugurado: o Museu Virtual Itamar Assumpção (MU.ITA) reunirá obra, acervo e memórias do cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator e produtor Itamar Assumpção.

Primeira iniciativa neste âmbito com tradução em iorubá, o MU.ITA foi concebido a partir do Chamada Música em Movimento 2018, edital da Petrobras Cultural. Neste momento totalmente virtual, o museu conta com a direção-geral de Anelis Assumpção, filha do artista.

Parceiro do Itaú Cultural (IC), o MU.ITA terá uma mostra permanente sobre Itamar e exposições de curta duração que contemplarão artistas contemporâneos.

Com um acervo de mais de 2 mil itens, o museu fará um passeio pela memória preta de um dos maiores nomes da cultura brasileira, em intervenção com outras memórias pretas da diáspora. Além das mostras, a instituição dedicará um espaço a uma de suas filhas e à interseccionalidade entre pessoas que se dedicaram a produzir trabalhos acerca das religiões de matriz africana: a Sala Serena.

Com curadoria coletiva de Anelis Assumpção, Frederico Teixeira e Ana Maria Gonçalves (autora de Um Defeito de Cor ), o MU.ITA pretende ser a principal fonte de pesquisa sobre o artista.

O museu poderá ser visitado neste link a partir do dia 20 de novembro.

Cena do filme "Daquele Instante em Diante", de Rogério Velloso
Compartilhe