Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dia da Literatura Brasileira: dicas do que ler e ver, aqui no site, sobre o tema

Colunas, podcasts, entrevistas e rodas de leitura: acesse nossos diversos conteúdos sobre literatura

Publicado em 01/05/2022

Atualizado às 12:02 de 18/10/2022

Primeiro de maio é o Dia da Literatura Brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o nascimento do escritor cearense José de Alencar. Para celebrar, reunimos conteúdos sobre esse tema disponíveis aqui no site.

Encontros

Publicada desde julho de 2021, a coluna Encontros com a nova literatura brasileira apresenta o trabalho de escritores da cena literária recente, com uma seleção atenta à produção de todas as regiões do país. A curadoria da série é da pesquisadora Fabiana Carneiro da Silva.

Roda de leitura

Realizado desde agosto de 2021, o evento Roda de leitura acontece quinzenalmente, on-line, com reserva de ingressos gratuitos. Os encontros, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – que são propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências. A mediação é de Renata Pimentel, mestre e doutora em teoria literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da escritora e poeta Ana Estaregui, que se revezam nos encontros.

O próximo evento acontece no dia 4 de maio, focado na poesia de Adelaide Ivánova, escritora, poeta, fotógrafa e tradutora pernambucana. Saiba mais e reserve seu ingresso aqui

Podcasts

Podcasts dedicados à literatura podem ser ouvidos no site do Itaú Cultural (IC). Atualizado semanalmente, o Paiol literário está na quinta temporada e traz, a cada episódio, um escritor falando sobre o seu ofício e sobre suas questões e preferências como leitor.

Também semanal, o Pedra de toque estreou em março de 2022 e reúne depoimentos de poetas sobre suas obras, além de leituras de poemas.

Programa Ocupação

Já foram realizadas 55 edições do Ocupação – exposição que aborda biografias e processos criativos de artistas, localizando-os no presente como nomes que ainda influenciam gerações sucessoras. No campo da literatura, foram homenageados Paulo Leminski (2009), Haroldo de Campos (2011), Nelson Rodrigues (2012), Mário de Andrade (2013), Hilda Hilst (2015), Conceição Evaristo (2017), Antonio Candido (2018) e Manoel de Barros (2019).

Acesse os conteúdos exclusivos produzidos sobre esses escritores no site do Ocupação e veja abaixo trechos de depoimentos sobre alguns deles.

Manoel de Barros

Antonio Candido

Hilda Hilst

Compartilhe