O público poderá experimentar técnicas, ingredientes e preparos que expressam a força ancestral e o presente vivo das cozinhas indígenas
Publicado em 28/07/2025
Atualizado às 08:59 de 28/07/2025
Os povos originários habitam este território muito antes de ele se chamar São Paulo. Em agosto, eles serão celebrados no Menu Cultural, em uma edição que dialoga com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.
Nesta edição, a curadora Patty Durães e o Itaú Cultural (IC) convidam o público a experimentar técnicas, ingredientes e preparos que expressam a força ancestral e o presente vivo das cozinhas indígenas. Será uma experiência de resistência, cuidado com a terra e conexão com saberes milenares.
O Menu Cultural, organizado pelo IC, acontece sempre no primeiro domingo do mês. Em agosto, o evento será no dia 3, das 11h às 17h, no Bulevar do Rádio (espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista). A entrada é gratuita, e o público poderá adquirir artesanato, comidas e bebidas típicas.
Além disso, às 14h do mesmo dia, haverá uma roda de conversa com Jerá Guarani, educadora e liderança indígena do povo Guarani Mbya na Terra Indígena (TI) Tenondé Porã. O encontro terá como foco a cultura alimentar dos povos indígenas, entendida não apenas como técnica de preparo, mas como expressão de um modo de vida profundamente conectado à terra, ao tempo e à comunidade. Por meio da força da oralidade e da delicadeza de gestos que atravessam gerações, Jerá compartilhará um modo de estar no mundo pelo qual o alimento é reza, afeto e continuidade.
Menu Cultural
domingo 3 de agosto de 2025
11h às 17h
Bulevar do Rádio
Entrada gratuita