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FAQ – Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural 2023

Escola Superior de Artes Célia Helena e Itaú Cultural divulgam edital da formação; veja o FAQ com as dúvidas frequentes

Publicado em 22/11/2022

Atualizado às 10:38 de 12/12/2023

Perguntas frequentes

Do que trata, exatamente, esse processo seletivo?
Estamos formando uma nova turma para o curso de mestrado profissional oferecido pela Escola Itaú Cultural e pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

O que é um curso de mestrado?
O mestrado é uma das titulações de pós-graduação stricto sensu vigentes no Brasil. O mestrado está acima das pós-graduações lato sensu (especialização e aperfeiçoamento) e abaixo da titulação de doutorado.

Trata-se de um mestrado em mediação cultural?
Este curso de mestrado tem como principal foco temático práticas e conceitos relativos à mediação cultural. Frisa-se, entretanto, que o título concedido será o de mestre em artes da cena.

O que se entende, aqui, por mediação cultural?
Em sentido amplo, mediação cultural é todo o complexo conjunto de práticas, de saberes e de sentidos em contínua construção no trabalho de agentes que estabelecem relações dialógicas de ensino e aprendizagem envolvendo públicos diversos e o extenso leque dos bens culturais, sobretudo os de natureza artística.

Quem pode participar do curso?
Pessoas com experiência na área de mediação cultural (ou áreas afins) que já tenham diploma de graduação válido no Brasil, não importando se esse diploma está diretamente relacionado à mediação cultural ou às artes da cena.

Quantas vagas são oferecidas?
Serão oferecidas até 30 vagas, das quais pelo menos 15 serão reservadas para ações afirmativas. Até três vagas serão reservadas para profissionais em atuação na Fundação Itaú para Educação e Cultura, mediante processo seletivo interno.

O que é um mestrado profissional?
No Brasil, os cursos de mestrado ou de doutorado podem ser de natureza profissional ou acadêmica. Nos cursos de natureza profissional, formam-se pessoas com foco em atuação direta no mundo do trabalho. Aqui se pesquisa aquilo que se pratica como atividade profissional e o resultado do que pesquisamos deve, sobretudo, ajudar colegas de profissão.

O mestrado profissional vale menos que o mestrado acadêmico?
Não, o título é um só, a natureza do curso é que pode ser diferente. O título de mestrado obtido em um curso de natureza profissional vale para os mesmos fins que o título obtido em um curso de natureza acadêmica. Vale até mesmo para quem quiser, depois, prestar seleção para um doutorado de natureza acadêmica. O diploma expedido confere o título de mestra ou de mestre, não de “mestra profissional” ou de “mestre profissional” – isso nem existe.

O curso é gratuito?
Sim. Discentes aprovados neste processo seletivo não terão nenhum custo com mensalidade.

O curso é prático?
As disciplinas obrigatórias são teórico-conceituais e exigem disponibilidade para leitura e escrita. Entretanto, atuações profissionais ou formações complementares de natureza prática podem se incorporar à carga horária, a depender de seu projeto de pesquisa. Para nós, na verdade, é muito importante que isso aconteça. Vale ressaltar que mestrado profissional não é o mesmo que mestrado prático. Não existem, no Brasil, mestrados ou doutorados de natureza prática.

Quanto tempo dura o curso?
O curso tem duração total prevista de 24 meses, iniciando-se em maio de 2023.

Qual a frequência das aulas?
Pelo tempo de cumprimento das disciplinas obrigatórias, o curso terá encontros semanais, às quartas-feiras, das 19 às 23 horas. Eventualmente, haverá outras demandas de encontros obrigatórios, possivelmente em outros dias e horários, mas isso será decidido posteriormente e comunicado à turma com antecedência.

Não moro em São Paulo. Posso fazer o curso?
Sim. Todas as aulas obrigatórias serão realizadas com transmissão on-line, com possíveis encontros pontuais presenciais não obrigatórios.

O processo de seleção envolve uma prova escrita, em formato tradicional?
Não. Nesta edição do curso, a turma será selecionada tendo em vista, sobretudo, o perfil de ingressantes.

Preciso apresentar um projeto de pesquisa para participar do processo seletivo?
Não. O desenvolvimento de seu projeto de pesquisa será uma das atividades realizadas, sob orientação, logo no início do curso.

Como faço para me inscrever no processo seletivo?
Basta seguir as orientações dispostas em nosso edital neste link. Estamos torcendo muito pela sua inscrição!

Há alguma orientação específica em relação ao vídeo solicitado para a inscrição?
Será pedido um link com vídeo de no máximo um minuto falando sobre suas práticas, pesquisas ou experiências no campo da mediação cultural e das artes (o vídeo deve ser cadastrado nas plataformas YouTube ou Vimeo). É imprescindível que o vídeo esteja liberado para que possamos acessá-lo até a data de divulgação dos selecionados. Outros anexos devem ser enviados em formato JPG ou PDF.

Como saber se minha inscrição foi efetuada?
Você receberá uma confirmação no e-mail cadastrado (lembre-se de verificar, inclusive, a caixa de spam). Caso não a receba, entre em contato com atendimento@itaucultural.org.br.

Como saber se fui selecionado para a última etapa do processo seletivo?
Será publicada uma lista com as 60 pessoas selecionadas para a fase das entrevistas no dia 24 de março de 2023, tanto no site da Escola Itaú Cultural quanto no da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Estrangeiros podem participar?
Sim, desde que tenham o domínio da língua portuguesa e apresentem diploma de graduação com atestado de validação no Brasil, caso se trate de título obtido em universidade estrangeira.

Como será feita a seleção?
A seleção será realizada em ambiente digital do Itaú Cultural, sendo composta de quatro fases, que estão especificadas no edital. Em resumo, as quatro fases são: análise documental, análise de respostas do questionário, análise de currículo e vídeo de apresentação, e entrevista. Todas as fases são eliminatórias.

Quando será divulgado o resultado final?
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 17 de abril de 2023 no site da Escola Itaú Cultural e no da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Como e onde será formalizada a matrícula com os aprovados?
A matrícula para discentes que tenham obtido aprovação será gerenciada por sistema on-line, através de e-mail enviado no ato de aprovação pela equipe de secretariado da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Quando saberei as datas das aulas?
Todos os selecionados receberão um calendário detalhado das aulas, com horários e outras informações relevantes.

Haverá controle de frequência e emissão de diploma?
Sim. Haverá controle de frequência e discentes que concluírem o curso, com aprovação e ausência de pendências, receberão diploma de mestre em artes da cena.

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