Filme explora a obra crítica e multifacetada do artista visual
Publicado em 04/07/2025
Atualizado às 09:12 de 04/07/2025
Nesta sexta-feira, 4 de julho, a Itaú Cultural Play lança o minidocumentário Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil. O filme, que percorre a trajetória do artista visual, foi produzido pela equipe do Itaú Cultural (IC) durante o período de preparação da exposição homônima, em cartaz até 6 de julho na sede da organização, em São Paulo (SP).
Uma trajetória artística marcada por transformações, em que se misturam ironia, política, crítica de arte e memória, é o tema da mostra no IC. Aberta em 25 de março, a exposição Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil oferece uma visão panorâmica do artista visual e professor.
Com curadoria de Paulo Miyada, são apresentadas cerca de cem obras, entre pinturas, objetos e instalações, criadas entre 1966 e 2023, abrangendo todas as fases do trabalho de Zilio: sua militância contra a ditadura civil-militar de 1964, o que o levaria à prisão; sua tese de doutorado, intitulada A querela do Brasil – a questão da identidade da arte brasileira, feita no exílio; seu retorno ao Brasil, quando passou a se dedicar ao ensino; e sua experimentação com a forma e a geometria, a abstração e a subjetividade.
Saiba mais: