Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra sobre Rino Levi, arquiteto ítalo-brasileiro, em cartaz em Roma

“Rino Levi: l’immagine moderna della città”, exibida na Embaixada do Brasil em Roma, apresenta um recorte do projeto “Ocupação”

Publicado em 28/06/2022

Atualizado às 10:30 de 28/07/2022

O Itaú Cultural (IC), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e a Universidade de Roma La Sapienza, leva para a capital italiana a mostra Rino Levi: l’immagine moderna della città, em cartaz na Embaixada do Brasil em Roma de 7 de julho a 14 de setembro.

O arquiteto e urbanista ítalo-brasileiro Rino Levi foi homenageado pelo programa Ocupação Itaú Cultural em 2020, em sua 49a edição. Além do espaço expositivo, diversos materiais foram produzidos e seguem disponíveis on-line para navegação, como um site, uma publicação e uma série de entrevistas em vídeo – entre os nomes entrevistados está Barbara Levi, filha de Rino. Confira logo abaixo.

Agora, parte do material exposto e produzido foi traduzida para o italiano e segue para a mostra em Roma, na qual o público poderá conhecer a trajetória e o legado de Rino, figura fundamental da arquitetura brasileira.

Fotografia em preto e branco do arquiteto Rino Levi. Ele está de óculos de grau, terno e gravata e olha para o lado.
Retrato de Rino Levi (imagem: Gregori Warchavchik)

Rino Levi

Testemunha das demandas de sua época, o arquiteto e urbanista paulistano Rino Levi (1901-1965) deixou uma obra que revela o processo de metropolização da cidade de São Paulo e a história da arquitetura moderna no Brasil, a qual ele ajudou a consolidar.

Fundador do primeiro escritório focado no fazer arquitetônico, Rino assinou projetos inovadores que marcaram o cenário paulistano a partir do final da década de 1920. São edifícios variados, que vão de residências a cinemas e hospitais, e que, em consonância com o debate internacional, articulam qualidade técnica, arte e paisagismo – sempre adaptados ao clima e à flora tropicais.

Acesse o site da Ocupação Rino Levi.

Confira abaixo a publicação em português on-line.

Veja a playlist com as entrevistas em vídeo.

Rino Levi: l’immagine moderna della città
visitação
14 de julho a 14 de setembro de 2022

Embaixada do Brasil em Roma
Palazzo Pamphilj – Galleria Candido Portinari, Roma, Itália

Acesse o site da Embaixada para mais informações sobre visitas.

Compartilhe