Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Plataforma “Blindwiki” promove cartografias acessíveis

Projeto promove o compartilhamento de percepções sensoriais do espaço urbano em gravações de áudio

Publicado em 15/08/2022

Atualizado às 14:35 de 15/08/2022

Como tornar acessíveis as cartografias das cidades para pessoas cegas e com baixa visão? O projeto Blindwiki, idealizado pelo artista espanhol Antoni Abad, se constrói como uma plataforma colaborativa que, através de gravações de áudio, promove cartografias acessíveis, de maneira sensorial, por meio de cheiros, texturas e sons, além de costumes e histórias, do que não é visível nos espaços públicos das cidades.

Já realizada em diversos países, como Alemanha, Austrália, Itália e Polônia, a plataforma conta com mais de 4.300 áudios publicados. Entre os conteúdos, a Blindwiki apresenta materiais que compartilham aspectos culturais e sensoriais do espaço urbano, detalhando lugares com boa acessibilidade e também aqueles com problemas.

O projeto convida não somente pessoas cegas e com baixa visão para contribuir e utilizar a plataforma, mas também familiares, amigos, voluntários, estudantes e o público interessado em sensibilizar a sociedade sobre as complexas relações com o espaço urbano.

Recém-chegada ao Brasil, a plataforma vem se dedicando à criação colaborativa de um mapa sonoro criativo do espaço urbano da cidade de São Paulo, construindo um ponto de partida para a expansão do projeto para outras cidades brasileiras.

As experiências da Blindwiki constroem-se de diferentes maneiras: oficinas de treinamento sobre o uso do aplicativo, expedições de mapeamento em grupo pelas ruas das cidades, seus espaços culturais e instituições, além de reuniões em que participantes e colaboradores decidem os conteúdos e as zonas das postagens.

Saiba mais sobre a Blindwiki no site e baixe o aplicativo gratuito, para Android e iPhone.

Compartilhe