Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Por Aí: Acompanhe a programação on-line da Flup 2020

Festa Literária das Periferias homenageia, em sua nona edição, as autoras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez

Publicado em 27/10/2020

Atualizado às 14:29 de 27/10/2020

A edição de 2020 da Festa Literária das Periferias, a Flup, é mais um evento cultural a abraçar o universo digital, expandindo seu alcance para um público maior. Em razão do cenário causado pela covid-19, as mesas de debate acontecem na página do Facebook e no canal do YouTube da festa.

“Os festivais estão perdendo uma de suas principais características que é o lugar dos encontros, das trocas, da criação da rede de relações. Por outro lado, estão ganhando um público que nenhum festival do mundo sequer sonhou em ter”, pontua Júlio Ludemir, um dos fundadores da Flup.

Reunindo poetas, escritores, pensadores e comunidade, a Flup 2020 acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1, 6, 7 e 8 de novembro. Nesta edição, a narrativa gira em torno dos corpos vulneráveis – “aqueles que desde sempre são os mais afetados pelas crises, sejam elas sanitárias, econômicas, ambientais, políticas ou mesmo culturais”, diz o programa.

Além das mesas no Rio de Janeiro, há programação em outras seis cidades: Paris, Edimburgo, Madri, Lisboa, Berlim e Joanesburgo. Os painéis internacionais irão repercutir a luta pela vida negra e seus direitos, a partir do episódio de George Floyd.

A programação completa da Flup está disponível aqui.

FLUP 2020 apresenta mesas transmitidas do Rio de Janeiro e de cidades internacionais (imagem: divulgação)

Homenageadas

Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez, representantes do diálogo com as periferias e das questões raciais e de gênero, são as personalidades homenageadas neste ano pela Flup. Elas ganham painéis especiais para suas obras durante a programação.

Quarto de Despejo, obra de Carolina que celebra 60 anos em 2020, ganha um livro com releituras de cerca de 200 mulheres negras.

Já o clico de atividades ao redor da atuação de Lélia Gonzalez joga luz à categoria político-cultural cunhada por ela nos anos 1980: a amefricanidade.

Acompanhe a Flup 2020 e todas as suas ações em seu site oficial.

 

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Compartilhe