Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Projeto gráfico do Itaú Cultural é finalista de prêmio Latim American Design Awards 2022

Premiação destaca a originalidade da comunicação visual da América Latina, baseado na inovação, impacto e criatividade

Publicado em 10/05/2022

Atualizado às 18:30 de 10/05/2022

O projeto gráfico editorial do catálogo Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, de 2017, foi selecionado para a 6ª edição do Latim American Design (LadAwards), prêmio internacional que destaca a originalidade da comunicação visual latino-americana, baseado na inovação, impacto e criatividade.

O Itaú Cultural, que completou 30 anos na época em que o projeto foi criado, teve a data celebrada com uma exposição que exibiu cerca de 700 obras de arte da coleção Itaú-Unibanco, no edifício da Oca, no Ibirapuera (SP). Paulo Herkenhoff foi convidado para realizar a curadoria, que também contou com Thais Rivitti e Leno Veras.

A exposição ocupou quatro andares do local e não apresentou um percurso único, seguindo a ideia de constelação, o que despertou vários sentidos no visitante.

Mestre em comunicação e membro da equipe curatorial da exposição, Leno Veras comentou que o contato com o acervo, que possuía cerca de 15 mil obras na época, foi uma experiência de pesquisa.

“São vários universos correlatos, dado que a coleção foi sendo formada ao longo dos anos, incorporando outras.  A ideia de Modos de ver o Brasil vem da própria experiência da equipe curatorial, composta por mais de um lugar de fala e de uma perspectiva de identificar que este acervo era capaz e potente o bastante para que a gente pudesse, a partir dele, estabelecer uma diversidade de leituras historiográficas distintas”, destacou Leno.

Indicação ao LadAwards

A partir da ideia da exposição, surgiu a necessidade de se criar um catálogo. Ou seja: além de registrá-la, foi possível gerar um novo panorama do acervo, possibilitando a construção de uma narrativa visual mais dinâmica e otimizada, mostrando as obras em múltiplos contextos.

Para este projeto gráfico, feito pela designer Luciana Orvat, do estúdio Claraboia, com participação do designer Yoshiharu Arakaki e do, até então, diretor criativo Jader Rosa, hoje gerente do Observatório, foi utilizada a tipografia e as cores da identidade do evento.

Como representação do tempo de existência do Instituto, eles usaram três fitilhos, sendo um para cada década. Escrito em relevo, o título muda de acordo com o posicionamento da luz e, para completar, pontos ligados por traços se destacam na obra, dando a ideia de uma constelação. Foi justamente todo esse conjunto que contribuiu para a indicação ao LadAwards.                        

Yoshiraru destaca que isso é resultado de um trabalho feito em conjunto, desde a proposta da identidade, criação do título até a finalização do projeto. Ele afirma que tudo teve envolvimento do pessoal de produção, editorial, coordenadores e designers.

“Sempre falo que, sozinho, a gente não consegue. É um olhar em conjunto da equipe que fez com que a gente desse uma validação, uma versão final. Essa é minha participação em relação a identidade e, logicamente, todo mérito é para quem fez o projeto gráfico mesmo, a Luciana Orvat”, diz o designer.

Ele explica que a equipe teve esse papel de propor, validar e acompanhar o projeto de Luciana por meio da direção de Jader. “Acredito que a participação de cada um resultou nesse produto final. Ficamos muito felizes porque é um reconhecimento para a equipe e para a instituição como um todo. O Itaú Cultural está colhendo os frutos por meio de um trabalho coletivo”, conclui Yoshiharu Arakaki.

Compartilhe