Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Relações entre universidade e sociedade são tema de debate

Com Lucia Santaella e Néstor García Canclini, entre outros convidados, a conversa reúne representantes de duas cátedras do Instituto de Estudos Avançados da USP

Publicado em 18/06/2021

Atualizado às 15:41 de 23/09/2021

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) realiza no dia 22 de junho, às 14h, o 1º Encontro inter-cátedras – sobre a universidade: crítica com alma, evento em que estarão reunidos representantes de cátedras do órgão para debater as relações entre universidade e sociedade e o potencial das iniciativas universitárias de causar transformações no mundo social mais amplo. Assista ao evento no player acima ou aqui.

São duas as inspirações para a temática do encontro: a primeira, a mostra virtual About academia [Sobre a universidade], com uma videoinstalação do artista Antoni Muntadas e materiais relacionados; e o ensaio “Crítica com alma”, do professor de literatura Pedro Meira Monteiro sobre o crítico literário e historiador Alfredo Bosi (1936-2021).

Com coordenação da doutora em teoria literária Lucia Santaella, formam o debate dois membros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência – Néstor García Canclini, titular da cátedra, antropólogo; e Martin Grossmann, coordenador acadêmico do órgão, doutor em estudos sociais e ambientais – e dois integrantes da Cátedra de Educação Básica o titular Naomar de Almeida Filho, médico; e o médico Luís Carlos de Menezes, da equipe de coordenação. Essas cátedras são, respectivamente, parcerias entre o IEA e o Itaú Cultural (IC) e entre o IEA e o Itaú Social. O IEA conta ainda com outras quatro.

Ainda mais, a abertura do evento conta com falas de Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA; Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho; e Eduardo Saron, diretor do IC. O encerramento será realizado por Ary Plonski, diretor do IEA. Veja outros dados na matéria do IEA.

1º Encontro inter-cátedras – sobre a universidade: crítica com alma
terça 22 de junho de 2021
às 14h

assista ao evento pelo YouTube do IEA

Compartilhe