Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Sueli Carneiro será homenageada pelo Prêmio Jabuti 2022

A ativista, filósofa e escritora é escolhida como Personalidade Literária este ano

Publicado em 31/03/2022

Atualizado às 11:53 de 31/03/2022

Sueli Carneiro, uma das personalidades mais importantes do feminismo negro brasileiro, foi escolhida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022. O comunicado foi feito na última terça-feira, 29 de março, em coletiva de imprensa.

A 64ª edição do Prêmio Jabuti volta a ser presencial após dois anos sendo organizada de maneira virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19. Nesta edição, a identidade visual fica a cargo de artistas do grafite de diversas regiões do país. O grupo, composto por Raiz (Amazonas), Tereza de Quinta (Ceará), Rafael Jonnier (Mato Grosso), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul) trabalham para trazer a identidade visual do evento as diversas realidades da cultura brasileira à luz da celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Sueli Carneiro é uma das intelectuais negras mais atuantes e referenciais em atividade no país. Filósofa, escritora, ativista, feminista antirracista, Sueli Carneiro tem uma trajetória de décadas dedicada ao enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira, da fundação e atuação no Geledés – Instituto da Mulher Negra ao seu papel na defesa das cotas raciais em universidades brasileiras, Sueli é um exemplo de luta e defesa pelos direitos humanos. Sua trajetória de vida, sua produção intelectual, sua obra e seu legado foram celebrados na 52ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Acesse o site com conteúdo exclusivo

Compartilhe