Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Cátedra Olavo Setubal lança o “Censo vizinhança USP”

Cátedra Olavo Setubal lança o “Censo vizinhança USP”

Documento traz levantamento de dados populacionais e socioculturais de comunidades aos redores de dois campi universitários

Publicado em 01/07/2022

Atualizado às 11:22 de 27/06/2022

No dia 1º de julho, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) lança o Censo vizinhança USP, levantamento de dados populacionais e socioculturais de comunidades vizinhas da Cidade Universitária da USP, na Zona Oeste de São Paulo, e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, na Zona Leste da cidade. A iniciativa foi idealizada pela ativista Eliana Sousa Silva no período em que foi titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência – parceria entre o Itaú Cultural e a IEA – de 2018 a 2019.

Acesse a publicação no site do IEA.

No dia 1º, a partir das 17 horas, o IEA transmite o debate de lançamento do Censo vizinhança USP no seu site e no canal do YouTube.

O documento traça um perfil demográfico das populações dos bairros Jardim São Remo e Sem Terra (vizinhos à Cidade Universitária) e Jardim Keralux e Vila Guaraciaba (vizinhos à EACH), suas práticas socioculturais e formas de relacionamento histórico com a universidade, além de caracterizar os animais domiciliados. Desta forma, é possível ter uma visão ampla sobre a realidade da população periférica das imediações dos dois campi universitários, a fim de subsidiar a identificação de demandas sociais e oferecer dados qualificados para a realização de outros projetos e pesquisas.

Varal com roupas coloridas aparece à esquerda da imagem. Um carro preto aparece estacionado em estrada de terra. Na estrada, três pessoas aparecem de costas, andando de bicicleta, passando um pouco à frente do carro.
O Jardim Keralux é um dos bairros inseridos no Censo vizinhança USP (imagem: Leonor Calasans/IEA-USP)

As informações foram levantadas entre fevereiro de 2019 e março de 2020, a partir da visita às unidades residenciais e de entrevistas com os moradores. No total, foram identificados 5.846 domicílios e 17.588 pessoas. Também foram registrados dados sobre equipamentos públicos, grupos, entidades, instituições, artistas e lideranças comunitárias que desenvolvem ações regulares de caráter social, cultural, artístico, esportivo, educacional ou religioso.

Compartilhe