Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre suas atividades

Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre suas atividades

Foco das obras está nas iniciativas dos cinco primeiros anos da cátedra; lançamento será marcado por encontro on-line

Publicado em 28/04/2022

Atualizado às 11:24 de 06/05/2022

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lança, no dia 6 de maio, as versões impressa e digital do conjunto de livros sobre as atividades realizadas durante o seu primeiro quinquênio. Nesse período, a cátedra teve como titulares Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e a dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019). Atualmente, Néstor Canclini é o titular do posto.

O lançamento será marcado por um encontro on-line, transmitido ao vivo, às 14 horas, pelo site do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). O encontro terá a participação dos catedráticos mencionados acima, dos paraninfos Lilia Schwarcz, Helena Katz, Regina Pekelmann Markus e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho, além de Luciana Modé (coordenadora do Núcleo Observatório Itaú Cultural), Carlos Gilberto Carlotti Filho (representando a reitoria da Universidade de São Paulo) e Guilherme Ary Plonski e Paulo Saldiva (representantes do IEA).

Livros

Durante o quinquênio, foram realizadas diversas conferências, seminários e mesas-redondas, que contaram com a participação de cerca de 130 convidados, entre eles gestores culturais, artistas, cientistas, pensadores, ativistas e lideranças indígenas.

Quatro volumes reúnem esses materiais, organizados por Martin Grossmann, Ana Paula Marzagão e Liliana Sousa e Silva. As versões digitais estarão disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP. Confira os detalhes abaixo:

Volume 1 – De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil

Traz o conteúdo dos cinco encontros coordenados pelo sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet entre maio de 2016 e março de 2017, dos quais participaram 31 conferencistas e expositores, além do catedrático. Os eventos discutiram questões dos seguintes temas: a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.

Volume 2 – Arte, cultura e institucionalidade

Os 17 encontros coordenados em 2017 pelo gestor cultural e designer gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, são retomados no segundo volume. As atividades englobaram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre os processos de constituição, manutenção e perenização de iniciativas culturais no Brasil. Elas trazem um panorama crítico, atual e histórico da formação da estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural. O tripé temático dos encontros foi: dirigentes culturais, instituições e exposições.

Volume 3 – Centralidades periféricas: diálogos sobre arte e cultura no Brasil

Apresenta os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019, sob a coordenação da titular da cátedra à época, a educadora e ativista sociocultural Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da Redes da Maré. Os debatedores dos encontros foram 21 artistas que se relacionam de forma profunda com as periferias e seis pesquisadores e acadêmicos que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo. Os encontros tiveram por base seis diferentes linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.

Volume 4 – Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral

O quarto volume, constituído de duas publicações, conta com as apresentações dos 19 encontros realizados de agosto de 2019 a dezembro de 2020. A série foi coordenada pelos dois titulares da cátedra no período: o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os eventos reuniram mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias.

A fotografia colorida mostra quatro livros enfileirados. As capas são coloridas.
Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre suas atividade do primeiro quinquênio (imagem: divulgação)

Lançamento da coleção de livros da Cátedra Olavo Setubal
sexta 6 de maio de 2022
às 14h

Transmissão ao vivo pelo site do IEA

Compartilhe