Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Catédra Olavo Setubal lança segunda edição do “Caderno de pesquisa”

Catédra Olavo Setubal lança segunda edição do “Caderno de pesquisa”

Documento apresenta resultados parciais de pesquisa comandada por Néstor Canclini

Publicado em 23/09/2021

Atualizado às 11:41 de 01/10/2021

No dia 30 de setembro, às 14 horas, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) apresenta o Caderno de pesquisa número 2, com resultados parciais da pesquisa A institucionalidade da cultura no contexto atual de mudanças socioculturais, comandada por Néstor García Canclini, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência desde setembro de 2020.

Além da transmissão, que conta com a participação da coordenadora do Observatório Itaú Cultural, Luciana Modé, o IEA disponibiliza um PDF com o material coletado.

Acesse o caderno aqui.

Saiba mais no site do instituto.

Pesquisa

Canclini é acompanhado pelos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, que investigam, respectivamente, a Lei Aldir Blanc (Lei no 14.017, de 29 de junho de 2020) e o programa Pontos de cultura na América Latina.

Em “A enérgica e larga melodia do acontecimento”, Sharine investiga o movimento social que deu origem à Lei Aldir Blanc, a qual dispõe sobre ações emergenciais para o setor cultural a ser adotadas durante o período de calamidade pública provocada pela pandemia de covid-19. O estudo foi realizado principalmente por meio de entrevistas com ativistas, gestores, artistas e profissionais da cultura que se articularam em rede pela aprovação e implementação da lei, além de conversas com beneficiários do programa.

Por sua vez, em “Emergência cultural no agreste baiano”, Brizuela destaca a dimensão territorial dos processos de institucionalização cultural, com especial atenção ao Programa cultura viva e aos Pontos de cultura, em municípios no interior da Bahia. Partindo de entrevistas realizadas com atores locais, o texto aborda questões relacionadas a território e disputas sociais e religiosas, além da relação entre os centros e as periferias, os interiores e as metrópoles, na geopolítica cultural brasileira.

Caderno número 1

A primeira edição do Caderno de pesquisa foi lançada em julho passado, tendo reunido os discursos da solenidade de posse do catedrático e os planos de trabalho para o período. Acesse neste link.

Compartilhe