Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Pesquisa “Retratos da leitura em eventos do livro e literatura” revela perfil do leitor na Bienal de São Paulo

Pesquisa “Retratos da leitura em eventos do livro e literatura” revela perfil do leitor na Bienal de São Paulo

Levantamento destaca mais presença de mulheres e jovens, além da maior influência das redes sociais; acesse o estudo completo

Publicado em 11/08/2022

Atualizado às 15:14 de 24/08/2022

A pesquisa Retratos da leitura em eventos do livro e literatura, parceria entre Itaú Cultural e Instituto Pró Livro (IPL), revelou o perfil do leitor na 26ª Bienal internacional do livro de São Paulo: mais presença de mulheres e jovens e maior influência das redes sociais no interesse pelos livros.

O levantamento buscou conhecer o perfil e os hábitos dos leitores que frequentam eventos literários. O estudo faz uma comparação dos resultados com os da Bienal internacional do livro do Rio de Janeiro e da Festa literária das periferias (Flup/RJ), traçando um paralelo com a pesquisa Retratos da leitura nacional, todas de 2019.

Entre os dados revelados, destacam-se: o crescimento da participação das mulheres e dos jovens, maior nível de escolarização e mais participação de autodeclarados brancos, em relação à pesquisa nacional. É notável ainda o crescimento da influência do TikTok, do YouTube e do Instagram no interesse em leituras de livros: 28%, nesta enquete, ante 3% no levantamento realizado em 2019 em todo o país. O estudo também demonstra que ler livros ajudou a enfrentar o isolamento imposto pela pandemia de covid-19 – 87% dos entrevistados informam que leram mais durante o período.

A pesquisa foi aplicada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). Foram ouvidos mil visitantes com idade superior a 10 anos e não integrantes de excursões escolares.

>>Para ter acesso ao estudo completo clique aqui.

Compartilhe