Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cidade Ideal ll

Em outro post, questionamos o que determina uma cidade ideal para você. Oscar Niemeyer, três anos depois de Brasília, projetou uma...

Publicado em 28/07/2014

Atualizado às 15:26 de 20/12/2018

Em outro post, questionamos o que determina uma cidade ideal para você.

Oscar Niemeyer, três anos depois de Brasília, projetou uma cidade fantástica no meio do deserto de Negev, em Israel, mas que nunca saiu do papel. Essa cidade iria contra o fluxo moderno da velocidade, da máquina e da grandeza.

Para você, o que determina viver em uma cidade?

Viver em uma cidade significa estar dentro de um grande sistema, determinado tanto pela sua localização geográfica e pelo tipo de paisagem natural quanto pelas suas edificações e pelos serviços oferecidos aos moradores, como comércio, áreas de lazer e proximidade ao local de trabalho?

Além disso, o trajeto e o modo como você transita também interferem na sua relação com a cidade?

Neste projeto do arquiteto, sim!

A cidade de Negev foi projetada para estar no meio do deserto, com características de uma cidade medieval, na qual os carros somente circulariam por seus perímetros, havendo uma grande esplanada como estacionamento geral e uma rodoviária abaixo dela.

Dentro da cidade, as ruas seriam arborizadas e tranquilas, agradáveis de andar; e, ao final de ruas serpentinadas, encontraríamos uma praça ou um pequeno comércio.

Já as casas seriam grandes prédios, com somente os jardins e os banheiros delimitados em seu interior. Assim, a sua arquitetura estaria aberta à liberdade criativa individual.

Quando todos os lugares desta cidade estivessem habitados, a ideia é que ela não continuasse a crescer, mas que fosse construída outra cidade com as mesmas características.

Será que distâncias menores, mais praças e lugares verdes, liberdade para delimitar os cômodos da casa, fariam desta uma cidade ideal?

E como seria uma cidade que, ao chegar ao seu limite de habitação, não pudesse crescer mais e abrigar outras propostas?

O que você acha?

Comente aqui e compartilhe a sua ideia!

Compartilhe