Nascida em Cariacica, no estado do Espírito Santo, Elisa Lucinda é poeta, atriz, cantora e jornalista. Filha de um professor de português e latim, cedo se interessou por poesia e posteriormente pelo teatro. A expressiva oralidade de seus escritos tem origens remotas nas histórias que ouvia da avó quando ainda era criança e nas aulas de declamação com a professora Maria Filina. É o que ela conta neste depoimento, no qual declara também sua paixão pela língua portuguesa falada no Brasil, enfatiza seu interesse pelas linguagens populares, afirma que um país sem poesia é um país miserável e, claro, declama poemas próprios e de Adélia Prado, Fernando Pessoa e Mário Quintana.

Depoimento gravado em 14 de setembro de 2021.

Veja também:
>>Elisa Lucinda em entrevista para o Encontros de interrogação
>>Elisa Lucinda é entrevistada no Diálogos ausentes

Pedra de toque será semanal, sempre às quartas-feiras. Ouça todos os episódios clicando aqui ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome do programa.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ademir Assunção
Produção audiovisual: Amanda Lopes e Roberta Roque
Som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “The heart knows”, de Idan Balas (Artlist)

O Itaú Cultural integra a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

Imagem da poeta, cantora, atriz e jornalista Elisa Lucinda com filtro rosa que caracteriza o podcast Pedra de Toque. O logo do programa está ao lado direito da imagem, na cor verde. Abaixo dele, está o logo do Itaú Cultural na cor branca. Elisa Lucinda é uma mulher negra e tem cabelos encaracolados
Elisa Lucinda (imagem: divulgação)
Veja também