Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ficções: crianças – Amanhã

No décimo segundo episódio do podcast, conheça a história de três meninas e suas reminiscências da infância

Publicado em 21/09/2023

Atualizado às 15:15 de 05/10/2023

No novo episódio do podcast Ficções: crianças – parceria do Itaú Cultural (IC) com os selos infantis da Companhia das Letras –, conheceremos o livro Amanhã, de Lúcia Hiratsuka, que conta a história de três meninas, três gerações unidas pela vontade de trilhar caminhos para outras descobertas. Entre cores que brotam da terra ou chegam de longe, entre espanto e ansiedade, surgem traços, palavras, desenhos e cantos que mostram as trilhas para o amanhã.

A partir de reminiscências da infância, este livro contém três narrativas entrelaçadas. A primeira história resgata as memórias da autora e nos leva ao ambiente rural onde ela viveu, descrevendo seu percurso até a escola. A segunda também se passa no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo proibiu o uso da língua japonesa. É nesse contexto que acompanhamos Sayuri e sua resistência para seguir estudando, apesar das proibições. Por último, somos apresentados ao relato de Orie, imigrante japonesa cuja infância no Japão inspira a terceira narrativa.

Ouça os demais episódios desta temporada nesta página ou na sua plataforma de streaming favorita.A Companhia das Letras reúne quatro selos voltados para a produção literária infantil. Companhia das Letrinhas, Pequena Zahar, Brinque-Book e Escarlate propõem-se a publicar livros afinados com a sensibilidade infantil, capazes de mobilizar nas crianças (e nos adultos) o aprendizado sobre si e o outro, e de estimular o raciocínio, a criatividade, a habilidade de se expressar e o gosto pela leitura. O catálogo – com mais de mil títulos, de autores e ilustradores brasileiros e estrangeiros – proporciona o encontro entre idades, cria espaços de diálogo, alimenta novas ideias e contribui para a formação integral de leitores.

Lúcia Hiratsuka nasceu em 1960 no sítio Asahi, em Duartina, interior de São Paulo. Graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, publicou diversos livros pelos quais recebeu, entre outros, o prêmio da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil (2015) por Orie; o prêmio da Biblioteca Nacional (2018) e o Jabuti (2019) por Chão de peixes; e o Hors Concours (2019) pela Cátedra Unesco de Leitura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por A máquina de retrato. Em 2022, lançou Amanhã pela editora Pequena Zahar. 

 Páginas: 64
Formato: 21 X 25 cm
Peso: 0.282 kg
Acabamento: livro brochura
Lançamento: 31 de outubro de 2022
ISBN: 978-65-8889-940-

 

 

Selo: Pequena Zahar

Ilustração: Lúcia Hiratsuka

Compartilhe