Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Podcasts discutem história, novas narrativas e mercados musicais

Ouça cinco episódios sobre música nacional selecionados no edital Arte como Respiro

Publicado em 27/10/2020

Atualizado às 13:10 de 25/07/2022

Neste terceiro recorte dos podcasts contemplados pelo edital Arte como Respiro, os episódios resgatam a história da música nacional e da cultura popular, trazendo temas que vão da trajetória de artistas importantes a acontecimentos e novidades no mercado e na cena da música atual.

Ouça os episódios na plataforma indicada e escolha seu favorito!

PAPOcast #01 Wilson Simonal

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Apresentado pelos comunicólogos Felipe Reis e Carol Serra, o podcast surgiu com o propósito de transformar realidades compartilhando e descobrindo novas narrativas e a cultura nacional. O programa mostra de forma simples o que se passa no Brasil e no mundo, conectando-se através de informações diretas, horizontais e de fácil compreensão. Este episódio, que é o primeiro de uma extensão do PAPOcast, o DOC PAPOcast, conta a trajetória de Wilson Simonal e sua importância para a história e a cultura popular.

Pelo Telefone: Zeca Pagodinho

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Podcast de samba apresentado por Leonardo Bruno, jornalista e escritor, especializado em música popular, com grande atuação nesse tema. A tradição do samba está ligada à cultura oral, portanto é preciso registrar suas histórias para que não se percam no caminho. Ao mesmo tempo, é necessário dar visibilidade à produção atual do gênero, que representa a identidade nacional. Zeca Pagodinho, o artista retratado neste episódio, é o principal sambista da atualidade, já tendo lançado mais de 30 discos e acumulado inúmeros sucessos ao longo de 37 anos de carreira. Atualmente, aos 61 anos, ele é o elo entre a nova geração e os ensinamentos dos bambas que criaram o gênero.

Casa A Eléctrica: a Epopeia dos Discos em Porto Alegre

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O episódio fala da fundação da Casa A Elétrica, responsável por gravar, prensar e distribuir a música urbana de Porto Alegre, assim como ritmos e gêneros de outras cidades e países. O podcast busca contextualizar a história da produção de discos na capital gaúcha, considerada na época um lugar de inovações. O roteiro e toda a pesquisa do programa foram realizados por Gabriel Motta Cevallos, graduado em cinema e produção audiovisual e com dez anos de atuação na criação, na curadoria e na produção de eventos ligados à música, ao audiovisual e à arte contemporânea.

Música em Rede: Alternativas, Iniciativas e Reflexões Acerca da Crise no Mercado da Música

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Idealizado por Rico Manzano e Rodolfo Lacerda, Música em Rede nasceu com o objetivo de informar os ouvintes sobre os últimos acontecimentos do mercado da música e propor alternativas e reflexões, não só para este momento, mas como um formato sólido de formação de opinião para os momentos futuros. Criado em março de 2020, o projeto é uma extensão digital de projetos de capacitação realizados por seus idealizadores, como Estúdio Talks e workshops de mercado da música. Este episódio traz Ciça Pereira, gestora de políticas públicas, empreendedora, proprietária da Zeferina Produções e idealizadora da rede Afrotrampos.

RapDiMina

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O podcast RapDiMina nasceu da necessidade de falar sobre a realidade feminina no hip-hop brasileiro, dando espaço para que mulheres produtoras e artistas femininas relatem suas vivências. O podcast é o primeiro no Brasil a relatar a realidade das mulheres nesse gênero. Neste episódio, RapDiMina convida a rapper Ebony para falar da sua trajetória e da luta para conquistar espaços.

Compartilhe