Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Versões do tempo – Retratos de uma busca: a pesquisa no documentário

O último episódio da temporada recebe o diretor e pesquisador Beto Magalhães e a pesquisadora de som e imagens Eloá Chouzal

Publicado em 10/09/2021

Atualizado às 15:44 de 07/12/2022

No último episódio da segunda temporada do podcast Versões do tempo, Ana Paula Sousa recebe o diretor e pesquisador Beto Magalhães e a pesquisadora Eloá Chouzal, que comentam sobre seus processos e relembram coincidências que aconteceram durante a realização dos trabalhos. A conversa é conduzida por meio dos filmes O fim do sem fim, de Lucas Bambozzi, Cao Guimarães e Beto Magalhães, e Dominguinhos, de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar, com pesquisa de Eloá Chouzal.

Eloá relata a dificuldade de pesquisadores independentes se aprofundarem nas pesquisas em razão da falta de acesso aos acervos e das taxas cada vez mais comuns. Beto trata da privatização da memória e do temor pelo acervo da Cinemateca Brasileira em São Paulo. Eles encerram falando sobre a importância do fomento à memória audiovisual brasileira. 

Conversa realizada remotamente em 2021 pela jornalista Ana Paula Sousa.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Versões do tempo aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Veja também:

Em 2013, Beto Magalhães deu depoimento ao Itaú Cultural na época da exposição Ver é uma fábula – mostra de Cao Guimarães.

Montagem com fotos de Ana Paula, Beto Magalhães e Eloa Chouzal, lado a lado. A imagem está com um filtro laranja, com a identidade do podcast Versões do tempo.
(imagem: divulgação)

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ana Paula Sousa
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto e Amanda Lopes
Som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Follow the wild path”, de Max H.

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Compartilhe