Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Novo “Caderno do professor” explora a linguagem fotográfica

O posicionamento da câmera, seus planos e ângulos são estudados por meio da obra dos artistas Maureen Bisilliat, Madalena Schwartz, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas

Publicado em 15/06/2021

Atualizado às 11:42 de 06/02/2023

Projeto da Enciclopédia Itaú Cultural, o Caderno do professor reúne conteúdos de arte e cultura brasileiras em roteiros temáticos para educadores e estudantes. A ideia é oferecer novas abordagens de assuntos tratados na enciclopédia, contribuindo com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a formação de aulas.

Na edição lançada neste mês de junho, “Planos e ângulos na fotografia”, a ideia é guiar os alunos na descoberta da linguagem fotográfica, compreendendo como se formam as imagens na câmera analógica e como o posicionamento desse dispositivo produz efeitos expressivos diferentes. Serão analisadas obras de Maureen Bisilliat, Madalena Schwartz, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas, e será elaborada, em grupo, uma série fotográfica.

Confira abaixo o conteúdo:

Confira também outros cadernos do professor voltados para a fotografia: “Oficina Tropicália: vídeo e fotografia”, “Retrato”, “Fotojornalismo: expressão, resistência e construção histórica” e “Thomas Farkas e o enquadramento moderno na fotografia”.

Compartilhe