Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

De Pontapés – Festival Arte como Respiro | Literatura

Confira o segundo caderno de literatura com poesias e prosas dos selecionados do editar Arte como Respiro

Publicado em 20/10/2020

Atualizado às 12:23 de 18/07/2022

*O material não está mais disponível para leitura. 

Entregar-se ao exercício inventivo pode ser, entre vários caminhos, construir um depois em palavras. Em momentos de incerteza coletiva, então, a potência do amanhã se faz ainda mais presente. Pensando nisso, o edital Arte como Respiro dedicado à literatura incentivou os participantes a imaginar a vida no pós-pandemia. De 12.982 inscritos, foram escolhidos 200 trabalhos, cujos autores representam 24 estados do país.

Dos selecionados, 25 são de Poesia Falada e 175 da categoria Escrita (minicontos e poemas) – sendo deste conjunto as obras que compõem este livro. Vale salientar ainda que este volume, intitulado  De Pontapés, é o segundo de uma série de cinco compilações, as quais,  a partir de prismas variados, convidam o leitor para o futuro. Ou melhor: para muitos futuros.

E se antes, desde sempre, não faltavam lutas por que se empenhar,  o porvir reforça a ideia de que viver é estar em conflito. Ao menos assim emergem os cenários, em prosa e verso, dos artistas aqui reunidos. Enfrentam-se as letras, o que se acabou, o que se espera, o acertar de contas. Há batalhas de um e de todos. Fósforos que riscam sombras e urgências. Corpos que brigam pelo direito de existir. São caracteres para cada pontapé – ato que é batalha, mas também começo.

Compartilhe