Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Revista Observatório 35 - Carta ao Leitor

Esta edição da Revista Observatório é um convite para os leitores mergulharem no tema da web 1.0 à web 3.0 e como isso impacta os setores criativos e cultural

Publicado em 23/06/2023

Atualizado às 15:24 de 16/10/2023

A maneira como acessamos os meios culturais, como uma música, um filme, um livro ou um quadro, há tempos é completamente atravessada pela internet. A evolução para a web 3.0, no entanto, tem intensificado processos e relações que demandam um olhar atencioso no que se refere, por exemplo, ao seu impacto na cadeia produtiva da economia criativa e a como se dão os processos de regulamentação e proteção dos dados do usuário em um cenário ainda nebuloso. A edição 35 da Revista Observatório convida a um mergulho no tema.

A publicação inicialmente propõe um percurso de entendimento das diferenças entre as eras da internet – da web 1.0 à web 3.0 –, além de criar um contexto de reflexão sobre como o Brasil tem lidado com certas questões relativas a essa evolução. Como o surgimento de um modelo de produção mais intensivo em conhecimento impacta o processo de desindustrialização do país? Como países em desenvolvimento lidam com a proteção da propriedade intelectual? Como as disparidades de infraestrutura e letramento digital representam um desafio para o desenvolvimento inclusivo?

Para além dessas questões, a revista concentra-se também em particularidades da web 3.0, cuja principal característica é a descentralização da governança, em oposição ao modelo centralizado nas grandes empresas de tecnologia que atualmente dominam as redes sociais e demais plataformas. Tal descentralização garante maior autonomia e interação, mas desafia aspectos jurídicos, dada a dificuldade de monitoramento. Nesse sentido, crimes cibernéticos, falsificações e discursos de ódio, por exemplo, podem se tornar mais recorrentes. De que forma regulamentações mais claras podem contribuir para garantir melhores experiências e os direitos dos usuários? Os textos da revista trabalham de maneira transversal e fomentam essa reflexão. 

O cenário da web 3.0 é também palco do surgimento dos NFT, do blockchain e das criptomoedas – conceitos aprofundados ao longo da publicação –, que têm revolucionado a fruição artística, a relação com o público e o cenário econômico. A Revista Observatório 35 aborda o tema e sua relação com os cenários da música, do audiovisual e das artes visuais. 

Os questionamentos são muitos e as respostas, por ora, nem tanto. Que esta edição sirva para guiar sua jornada de conhecimento. Desejamos uma boa leitura e que o mergulho seja produtivo!

 

Compartilhe