Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Três números do Caderno do Professor estão disponíveis em formato digital

As publicações abordam a arte de Regina Silveira, o cinema de rua e textos dos autores Rubem Fonseca, Geovani Martins e Ferréz

Publicado em 15/10/2020

Atualizado às 11:42 de 06/02/2023

O Caderno do Professor é um projeto da Enciclopédia Itaú Cultural que reúne conteúdos de arte e cultura brasileiras em roteiros temáticos para professores e alunos. Esses planos de aula têm o objetivo de oferecer novas abordagens de assuntos tratados na Enciclopédia, contribuindo com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a formulação das aulas.

As edições agora publicadas tratam sobre a arte de Regina Silveira, o cinema de rua e textos dos autores Rubem Fonseca, Geovani Martins e Ferréz. Confira abaixo.

Aparências Distorcidas em Regina Silveira

A série Anamorfas, da artista, professora e pesquisadora Regina Silveira, é colocada em foco. Por meio de representações de objetos cotidianos, Regina distorce a perspectiva do desenho, gerando formas que se esticam, comprimem e dobram. 

Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Cinema de Rua

Nesta sequência didática, vamos estudar sobre os cinemas de rua, muito presentes na paisagem urbana até a década de 1970, e refletir sobre as transformações das cidades, o acesso à cultura e as novas tecnologias cinematográficas. Além disso, por meio da criação de um cineclube, incentivaremos o ato de ir ao cinema, experiência fundamental para a formação da cultura visual.



Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Quem Está Falando?

Este Caderno do Professor tem como proposta gerar uma reflexão sobre os problemas sociais e estimular a produção de contos ou minicontos, com base na leitura de três autores brasileiros: Rubem Fonseca, Geovani Martins e Ferréz.



Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Compartilhe