Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Apoiados pelo Rumos, curtas-metragens estão concorrendo ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020

A seleção apresenta os 61 filmes brasileiros – entre ficção, documentário e animação – “mais instigantes da última temporada”, segundo a organização do site

Publicado em 09/06/2020

Atualizado às 15:54 de 27/10/2022

Dois curtas-metragens apoiados pelo programa Rumos Itaú Cultural estão concorrendo no Primeiro Turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, promovido pelo Porta Curtas. A seleção apresenta os 61 filmes brasileiros – entre ficção, documentário e animação – “mais instigantes da última temporada”, segundo a organização do site.

Dirigido por Joseph Specker Nys, Almofada de Penas (2018), contemplado pela edição 2013-2014 do programa, conta a história da jovem Alicia, que, logo após a sua lua de mel, contrai uma doença inexplicável. A doença faz a mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas, enquanto Jordão, o marido, presencia tudo de modo indiferente. Produzido em Santa Catarina, o curta tem duração de 12 minutos e pode ser visto aqui.

Lançado em 2019, O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, dirigido por Manu Maltez, foi apoiado pela edição 2015-2016 do Rumos. O curta narra a trajetória de um jovem músico de forró que, após uma noite de amor com uma cantora que ele acabara de conhecer, acorda sem a mão esquerda e também sem memória. Em busca de descobrir o que houve, o artista termina voltando a tocar com uma pata de onça empalhada no lugar da mão. Produzido em São Paulo, o curta tem duração de 14 minutos e pode ser visto aqui. Confira as classificações indicativas das duas animações no portal.

Os curtas que concorrem no Grande Prêmio são indicados por oito instituições. Essas produções participarão da votação do Primeiro Turno (exclusiva para sócios da Academia Brasileira de Cinema), e cinco delas estarão na final para concorrer ao Troféu Grande Otelo. Devido à pandemia de coronavírus, a cerimônia anual, em São Paulo, ainda não tem data para ocorrer.

Compartilhe